Está previsto para o mês de março de 2023 o início das obras do BRT (Bus Rapid Transport). O modal, que enterrará de vez o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), terá o projeto iniciado pela cidade de Várzea Grande. As obras serão realizadas pelo Consórcio BRT ao custo de R$ 468 milhões.
Enodes Soares, secretário de Assuntos Estratégicos em Várzea Grande confirmou que a obra é do Governo, que já deu a ordem de serviço para a empresa. “Já começou a parte projetual, eles precisam fazer o levantamento topográfico para fazer o projeto. Em março, abril, começamos as obras em definitivo”, destacou Soares em entrevista ao Jornal do Meio Dia.
Em agosto deste ano, o governador Mauro Mendes (União) assinou a ordem de serviço para a construção do BRT. O Estado, responsável pelas obras começou neste mês a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT, em Várzea Grande. A retirada iniciou pelos postes de cabeamento e as obras do novo modal.
O Consórcio do BRT é liderado pela empresa Nova Engevix, foi o vencedor da licitação, realizada no mês de março, apresentando a proposta de menor preço. Ao todo, a obra de mobilidade é orçada em R$ 468 milhões. Para a implantação do BRT, o Governo do Estado se responsabilizará pela realização das seguintes obras de infraestrutura: corredor segregado, paradas, estações e terminais, tratamento das calçadas, Parque Linear da Av. Rubens de Mendonça, Centro de Controle Operacional, Garagem Operacional do BRT com subestação de recarga elétrica dos ônibus, sistema de monitoramento e segurança da frota e usuários, sistema de comunicação com os usuários e também pela aquisição dos ônibus movidos à eletricidade.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews