Sophia @princesinhamt
Notícias

OAB alerta: cuidado com golpe de criminosos se passando por advogados em processos de indenização

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
oab alerta para golpe que criminosos passam por advogados processos indenizacao

Via @portalg1 | A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru (SP) está em alerta diante de um novo golpe que vem sendo aplicado na região. A prática fraudulenta envolve a falsa promessa de indenizações e a utilização de nomes de advogados membros da ordem.

O alerta veio após um cliente de um escritório de advocacia da cidade receber uma correspondência falsa em nome de sua advogada, informando que ele teria direito de receber a quantia de R$103 mil como parte de uma ação coletiva, e que para receber essa suposta indenização, ele deveria desembolsar R$8.625,00 em custas processuais.

Segundo investigações, as ações dos golpistas têm utilizado diversos meios para entrar em contato com suas vítimas, como aplicativos de mensagens, ligações telefônicas e cartas. Além disso, fazem uso de fotos, nomes e números de registro de advogados reais para solicitar pagamentos referentes a processos fictícios.

“O modo de operação é muito parecido e a ideia é fazer com que o cidadão acredite que tem valores a receber, e para isso, condicionam esses valores de custas processuais. A maioria dos processos judiciais é pública, então é muito fácil para esses criminosos terem acesso à informação de quem tem processos correndo na justiça”, explica Marcia Polenttini, presidente da OAB-Bauru

As vítimas são geralmente que realmente têm algum valor a receber, como em casos de ações trabalhistas ou previdenciárias. Os criminosos conseguem acessar informações sobre processos em plataformas online de tribunais e utilizam esses dados para enganar as vítimas.

Ao entrar em contato com os alvos, os golpistas solicitam pagamentos por meio de transferências bancárias ou PIX.

A recomendação da OAB é que, caso uma pessoa receba uma cobrança suspeita, entre em contato diretamente com o escritório de seu advogado através do número de telefone habitual, a fim de verificar a veracidade da cobrança. Além disso, é aconselhável obter informações sobre a conta bancária do golpista para registrar um boletim de ocorrência posteriormente.

2024 word2

OAB de Bauru (SP) alerta para golpe em que criminosos se passam por advogados em processos de indenização — Foto: Arquivo pessoal

A OAB também orienta os advogados a registrarem boletins de ocorrência na polícia caso sejam alvos dessas fraudes. E, para aqueles que caírem no golpe, aconselha-se procurar a OAB para receber orientações sobre como proceder para registrar um boletim de ocorrência.

“A orientação é fazer um boletim de ocorrência para que as autoridades policiais possam investigar e chegar até esses criminosos, e também fazer contato direto com seu advogado de confiança para entender se aquilo é verídico”, finaliza a presidente.

Por g1 Bauru e Marília
Fonte: @portalg1

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.