Única News
Da Redação
Em dezembro de 2024, 624.365 companhias do Centro-Oeste do país fecharam as contas em atraso, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O Distrito Federal registrou a maior quantidade de empreendimentos no vermelho (151.227), o que equivale a 39,8% dos negócios existentes no estado. Veja os números de todas as Unidades Federativas (UFs) da região a seguir:
No cenário nacional, dezembro de 2024 registrou 6,9 milhões de companhias endividadas. Em comparação com dezembro de 2023, houve um aumento de 300 mil no número de negócios inadimplentes. O levantamento revelou ainda que esse total relacionado ao mês passado equivale a 31,6% das companhias existentes no país. Segundo o levantamento, o segmento de “Serviços” foi o mais afetado, representando 55,3% das empresas negativadas. O índice também foi impulsionado pelo “Comércio”, que correspondeu a 35,4% do total. As “Indústrias” afetadas somaram 8,0%, o setor “Primário” 1,0% e “Outros” 0,3%.
Confira no gráfico a seguir os dados dos últimos 12 meses, o anual desde o início da série histórica e a tabela referente aos setores:
“Essa redução pode estar relacionada a uma economia ainda aquecida, ao período de consumo típico do final do ano, quando os consumidores recebem o 13º salário e demandam mais por bens e serviços. Esses fatores podem ter ajudado, ainda que temporariamente, a reduzir o quadro de inadimplência das empresas. No entanto, temos pela frente um cenário desafiador por conta do contexto econômico relacionado à forte elevação da taxa de juros”, avalia Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.
Ainda de acordo com o indicador, o setor com mais dívidas inadimplidas em dezembro de 2024 foi o de “Serviços” (31,6%) e o segmento com menos atrasos foi o de “Securitizadoras” (0,7%).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews