O projeto utiliza a metodologia de Machine Learning, técnica que ensina computadores a identificar padrões por meio de análise de dados. O sistema poderá reconhecer automaticamente patologias na rodovia usando imagens registradas por câmeras de alta resolução 360º, Line Scan e perfilômetro a laser acopladas em uma van da Concessionária, adaptada exclusivamente para esse trabalho. Os resultados serão convertidos em alertas para que as equipes de conservação tomem as medidas necessárias de forma rápida para melhorar a BR-163.
Rheno Tormin, gerente de Pavimentação e Controle Tecnológico da Nova Rota, explica que atualmente as análises são feitas pelas equipes de inspeção que fiscalizam a rodovia de forma manual, 24h por dia. “A nossa rodovia possui um intenso tráfego de veículos pesados, por isso estamos constantemente acompanhando e detectando a necessidade de melhorias na estrutura viária. Com o sistema em funcionamento vamos acelerar as obras de manutenção e sanar os problemas encontrados, gerando mais confiança para o trabalho de fiscalização da Concessionária. O ganho para a segurança viária é enorme”.
O professor de Engenharia da UFMT, Raoni Teixeira, é um dos responsáveis pelo estudo e elogiou a parceria com a empresa. “É um trabalho que a universidade vem tentando a fazer a algum tempo e agora com a Nova Rota temos os recursos para desenvolver”.
O projeto conta com engenheiros de Machine Learning da Concessionária, além de oito estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFMT, que atuam na execução dos algoritmos e no desenvolvimento do aprendizado do sistema.
“É um ecossistema onde todos saem ganhando. Empresa e universidade juntas solucionando problemas que farão a diferença na vida de quem usa a rodovia”, avalia Thiago Ventura, professor especialista em Inteligência Artificial do Instituto de Computação da UFMT.
Fonte: leiagora