A Secretaria de Saúde deu pontapé inicial no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, no dia 2 de outubro. A ação conta com apoio das Secretarias de Obras e Meio Ambiente e os trabalhos seguem a todo vapor. Até o momento as equipes de endemias já visitaram um total de 3.388 imóveis, com foco em identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante essas inspeções, foram já encontrados e eliminados um total de 362 focos do Aedes aegypti, demonstrando a importância dessa ação preventiva para a saúde pública. As equipes já percorreram os bairros Jardim Violetas, Oliveiras I e II e Boa Esperança, onde aplicaram medidas de controle e orientação à população.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados no bairro Jardim Imperial e serão finalizados no Jardim Celeste, garantindo que toda a região seja abrangida por essa importante ação de combate ao mosquito. A secretaria de Obras está fazendo o recolhimento de entulhos e a de Meio Ambiente está realizando limpeza das áreas institucionais que ficam nestes bairros contemplados com mutirão.
De acordo com os dados epidemiológicos, de janeiro a setembro foram 2.926 notificações, deste total 402 casos de dengue foram confirmados, três deles evoluíram para grave, um óbito registrado, 11 casos confirmados de Chikungunya e 22 em investigação. O coordenador de endemias Alef de Souza Costa, enfatiza a importância de cada um ser um agente em sua casa.
“O combate ao Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos, e o mutirão no município demonstra o compromisso do poder público em manter a população segura. A Prefeitura de Sinop continuará trabalhando incansavelmente para proteger a saúde de seus munícipes”, ressaltou o coordenador.
Vale ressaltar a importância dos moradores receberem os agentes em suas casas, lembrando que todos usam uniformes e crachá de identificação, além disso em caso de dúvidas pode entrar no site da prefeitura e ver as fotos com nome e matrícula de cada servidor, ou entrar em contato pelo fone 66 9994-8559 para tirar dúvidas.
Fonte: Assessoria da Prefeitura