Sophia @princesinhamt
Notícias

Mutirão de combate a dengue é lançado e o prefeito conta com a população – SINOP

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O mutirão de combate a dengue, com o tema “seja um agente em sua casa”, foi lançado, hoje (02), pela Prefeitura de Sinop. A ação foi realizada no Residencial Sebastião de Matos, que é o primeiro bairro a ser atendido pelos 22 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A previsão, é que até o dia 28 de abril, as equipes atuem em 15 bairros.

“Esse momento de ação da prefeitura vem de encontro com esse trabalho de conscientização da população. A saúde está sempre presente, mas precisamos da população, que nos ajude. Eles (cidadãos) fazendo o serviço de quintal, nós temos que fazer de rua e estamos prontos para cada vez mais ajudar a saúde do nosso município”, disse o prefeito Roberto Dorner.

Além da pasta de Saúde, o mutirão contará com atuação das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “O intuito é trabalhar a prevenção para que as pessoas entendam a importância da limpeza dos quintais. Com a parceria com a Obras, serão fornecidos os caminhões para recolher lixos, então os agentes estarão passando por esses bairros e estaremos recolhendo lixos”, ressaltou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo

Os bairros que participarão do mutirão foram previamente definidos por meio dos resultados alcançados no Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti de janeiro deste ano, além das notificações de dezembro passado, janeiro e fevereiro (parcial) de 2023. “É importante frisar para a população que cada um tem que fazer a sua parte. A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas nós, como cidadãos, também temos que fazer nossa parte, mantendo nossos quintais limpos”, pontuou Galhardo.

Segundo o secretário de Obras, Remídio Kuntz, o trabalho de prevenção à dengue vem sendo intensificado. “Nessa região, a secretaria vem atuando há mais de 20 dias. Tiramos mais de 60 caçambas de entulhos e estamos atuando também em mais de 50 quilômetros na limpeza de valetões em toda a cidade. Nessa região foram limpados mais de 200 bueiros, dando qualidade de vida, matando o mosquito e focos”.

O vereador Célio Garcia, por sua vez, reforçou a parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. “O Legislativo sempre foi parceiro da prefeitura em todas as pastas para que ações como essa possam ser desenvolvidas em nossa cidade. Estamos vendo o comprometimento do Executivo em fazer uma ação como essa, esse mutirão que vai proporcionar uma saúde de melhor qualidade a todos os nossos munícipes. Queremos que a população também faça a sua parte, não jogando entulhos e lixos nas áreas institucionais e cada um fazendo seu dever de casa, que é limpando seus respectivos terrenos”.

Todos os agentes estarão devidamente identificados com crachá e o nome vinculado ao site da prefeitura, com foto disponível para consulta.

Cenário da dengue em Sinop

Em janeiro deste ano, 158 casos foram notificados. Destes, 67 foram descartados, 27 confirmados para dengue, e 64 aguardam o fechamento (resultado final). Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde.

O LIRAA realizado em janeiro teve resultado de 10,9%. Esse índice é uma amostra de como está a infestação do mosquito Aedes na cidade e com esse valor significa que a cada 100 imóveis de Sinop, 10 estão com focos do mosquito. Destes focos, cerca de 50% estavam em lixo doméstico e 27% em vasos de plantas e água de animais. Além disso, 18,29% estavam em terrenos baldios e 81,71% em residências e comércios.

Nos 12 meses de 2022, foram constatadas 6.630 notificações de casos suspeitos de dengue em Sinop, sendo que 2.210 foram confirmados.

Trabalho intenso

Os trabalhos da Secretaria de Saúde em relação ao combate a dengue são realizados intensamente durante todo o ano. Em 2022, por exemplo,  32 escolas receberam orientações, enquanto o Centro de Endemias realizou 136.330 visitas domiciliares e inspecionou 1.614.559 depósitos (para cada imóvel vistoriado, haviam 11 depósitos que serviriam ou já estavam servindo de criadouro para o Aedes).

No período chuvoso do último ano, entre 40% e 60% dos focos encontrados estavam em lixo doméstico. Já no período de estiagem, de 35% a 51%, estavam em água de animais domésticos e vasos de plantas. Ao todo foram atendidas 432 denúncias e 275 notificações.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.