A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, está se preparando para iniciar uma nova campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Do dia 6 de novembro até o dia 04 de dezembro será realizado o Mutirão Bota Fora, com o objetivo de reduzir os casos de dengue. A campanha terá como foco conscientizar a população sobre a importância de eliminar os locais onde o mosquito se reproduz.
Os trabalhos de remoção de entulhos será realizado por meio de caçambas, abrangendo toda a área urbana e sub divida em quatro regiões. Nesta ação serão retirados somente objetos inservíveis que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
Louzenil Arruda, coordenador da Vigilância Ambiental, lembra que o Mutirão Bota Fora só será exitoso com a participação dos moradores. “Esperamos reduzir significativamente os casos notificados da doença no período, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores”, frisou.
No período de chuva, vários lugares podem ficar cheios de água e virar criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Cada cidadão precisa fazer a sua parte para evitar que ele se prolifere. Lugares como aparadores de água de filtro, bandejas do ar condicionado e geladeira, banheiros, caixas d’água, tonéis, caixas de passagem de água, calhas, piscinas, móveis de jardim e até mesmo vasos em janelas e sacadas.
A Vigilância Ambiental avisa que acabar com esses focos é uma luta diária e é responsabilidade de todos nós.
Fonte: Assessoria da Prefeitura