A cidade de Rondonópolis sedia nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) a 2ª Feira Brasileira de sementes – Febrasem e a Prefeitura prestigiou o evento enviando seus representantes. O vice-prefeito Aylon Arruda liderou a comitiva, que contou ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva e do presidente da autarquia Sanear, Paulo José que no ato, representou informalmente o prefeito José Carlos do Pátio que estava cumprindo compromissos pré-agendados em Cuiabá.
O vice-prefeito e ex-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis Aylon Arruda falou da importância do evento para Rondonópolis, já que o mesmo é uma realização da Aprosmat – Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso, criada e fundada em Rondonópolis, há cerca de 40 anos.
Conforme Arruda, “a Aprosmat tem um papel importante nesse processo, bem como o Sindicato tem, ao realizar a Exposul, pois é um evento muito importante para a cadeia produtiva do Brasil, pois trata-se do debate e apresentação de novas tecnologias e inovações para o mercado de sementes que é tão importante para o agronegócio como para a nossa cidade, já que esse movimento foi criado aqui há algumas décadas atrás, e hoje se destaca não apenas no país, mas sobretudo em todo o mundo, destacando a nossa cidade como um grande centro produtor de sementes”, argumentou o vice Aylon Arruda.
Ele finalizou dizendo que e ao representar o município, estava levando uma mensagem de boas vindas da administração aos organizadores e participantes, afirmando que “a realização da Febrasem na cidade é motivo de muito orgulho; a cidade ganha por sediar um evento dessa envergadura, e não temos dúvida que o evento vai chancelar a cidade de Rondonópolis como grande polo no setor comercial, industrial e também no polo de produção de sementes e grãos no cenário nacional” externou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, também parabenizou os organizadores e visitantes e falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento do setor do agro em Mato Grosso e em Rondonópolis. Alexsandro revelou que 4% da nossa economia está fundamentada na atividade primária da agropecuária, mas hoje 1/3 da nossa economia advêm do Terminal Intermodal que é o maior da América Latina, e a maior arrecadação vem de lá.
O que segundo ele, demonstra uma pujança muito grande para o município, já que cerca de 70% da arrecadação municipal vem do setor de serviços que também está atrelado ao agronegócio. Ainda segundo o secretário: “Um em cada cinco empregos gerados em Rondonópolis vem do setor de transporte terrestre, o transporte rodoviário, que também está intimamente ligado à produção de grãos e ao agro. Então esse é o momento ideal para discutir e interagir fazendo essa troca de experiência e inovações produzidas pelo setor”, comentou.
A Febrasem reúne as últimas novidades em tecnologia e inovação para produção de sementes, promove a interação entre os responsáveis técnicos das sementeiras, pesquisadores nacionais e internacionais, lideranças do agro, obtentores de sementes e tecnologias, além da presença de produtores de todo o Brasil, e isso representa uma grande oportunidade para fortalecer a produção nacional.
O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Nelson Croda, explicou que além das palestras que terão papel de ampliar o debate sobre produção de sementes, a Febrasem proporciona um ambiente muito favorável para a troca de experiências.
“Na Feira Brasileira de Sementes em sua segunda edição teremos a oportunidade de acessar as inovações e as recentes tecnologias, e também realizar a interação com os responsáveis técnicos de todos os sementeiros participantes, com os pesquisadores nacionais e internacionais”, disse.
O evento acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis e foi muito prestigiado recebendo cerca de 500 pessoas na sua abertura, incluindo autoridades do setor e representantes de instituições como a Abrasem – Associação Brasileira de Sementes; o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Lucindo Zamboni; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; o deputado Estadual Nininho, entre outros.
Fonte: assessoria da Prefeitura