Sophia @princesinhamt
Notícias

Município realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente – SANTA CARMEM

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A 8ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Carmem foi realizada na sexta-feira (10), reunindo diversas pessoas que discutiram “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento é uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e foi realizado na Câmara Municipal, com o objetivo de ampliar debates e a mobilização social nas três esferas de governo. Além disso, a conferência avaliou os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias construindo propostas de ação e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

De acordo com a organização, outra intenção foi ampliar e consolidar a participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos.

O Presidente do CMDCA, Felipe Pelissari, ressaltou a importante participação de todos os envolvidos. “Santa Carmem está vivendo um momento histórico em que se abriu para ouvir os adolescentes e contar com a sua participação efetiva na composição de políticas públicas. Gostaria de parabenizar cada participante da 8ª Conferência Municipal, em especial os adolescentes e crianças, que aceitaram o desafio e se engajaram no debate dos temas e propostas”.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sângela Bianca, falou da importância de se trabalhar para assegurar os direitos da criança e do adolescente. “A discussão de políticas públicas para este público é fundamental, principalmente nesse tempo de pós pandemia em que muitas famílias foram afetadas.” ressalta. 

Além dos debates, no encontro foram eleitos delegados e definidas propostas para uma discussão mais ampla na conferência estadual e, posteriormente, na conferência nacional da criança e do adolescente.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.