O Podcast O Araguaia veio com tudo e abrange diversas cidades da região, é um espaço democrático para pessoas de vários nichos divulgarem seu trabalho e suas ideias. Na última quinta-feira, 02 de março os moradores de Porto Alegre do Norte contaram suas vivências e o que construíram na cidade: carreira, família e amigos.
A promotora de justiça Roberta Câmara trabalha na área cível e atende casos da saúde, educação, assistência social, entre outros. Há 6 meses ela faz parte da Comarca de Porto Alegre do Norte, que também inclui Confresa, São José do Xingu e Cana Brava do Norte.
Para ela é importante trabalhar na base da conciliação e do diálogo, resolvendo questões que muitas vezes levariam anos na justiça com uma abordagem mais humanizada, mantendo uma relação de parceria com o prefeito, a secretaria de assistência social e demais órgaos do município. Sempre aberta a cooperar nas questões sociais, Roberta falou do apoio ao projeto “Amigos de patas” em Confresa, que cuida de animais abandonados e convidou toda a comunidade a ajudar, para que ações como esta ganhem força.
Mesmo para quem não conhece os entrevistados, eles se tornaram familiares, porque muitas histórias de vida se parecem com a de qualquer um de nós, que busca se consolidar na carreira e ter novos aprendizados, como Maria Moreira, paraibana que deixou as filhas e um emprego efetivo em busca de novas oportunidades no Mato Grosso.
Maria é empresária na FR Gás e FR Pneus em Porto Alegre do Norte e contou como é ser esposa de um político e participar da vida pública do marido, que é vereador na cidade. Erinaldo GG, sempre conduzindo o podcast com muito entretenimento e informação, lembrou das empresas que estão vindo para o Mato Grosso e Maria completou: “é um incentivo que dá para as pessoas sonharem com dias melhores, ter uma perspectiva de vida melhor”.
A enfermeira Maria Aparecida, “Maria do Jacão” como muitos a conhecem, chegou em Porto Alegre em 1992, fez faculdade em Goiânia e atua há 12 anos na área da saúde no município. Seu esposo Jaques é dono de um comércio e já foi vereador na cidade. Já Cida é servidora pública e coordenadora do CRAS, veio de Brasília e constituiu família em Porto Alegre, é formada em pedagogia e atualmente estuda Serviço Social.
Fernanda Divina, que mora há 16 anos em Porto Alegre trabalhou em escola, no sindicato rural e hoje é servidora pública na prefeitura. Ela procura apoiar ONGS e ações sociais, “o que a gente faz é pra melhorar a qualidade de vida de todos os nossos cidadãos e a nossa também”. Porto Alegre é uma cidade visionária, de pessoas que pensam longe e o município conta com recursos próprios e ajuda da comunidade.
Aguita Gunter, funcionária pública e empresária, e Tiago Araújo, cabeleireiro e dançarino, falaram dos eventos culturais, Porto Alegre é referência na cultura do estado e participou do Festival Nacional de Quadrilha, além disso há muitos projetos realizados pela biblioteca pública da cidade.
Dessa vez o podcast teve uma novidade, uma brincadeira testando a amizade dos convidados, com perguntas e respostas, em um clima leve e divertido, mas como sempre não poderiam faltar representantes da música, Roninho e Saulo do grupo gs.com. Os dois são nascidos em Porto Alegre, Roninho é formado em gestão de recursos humanos e trabalha no grupo Itaquerê, Saulo é compostor, trabalha com gravação e edição de vídeo, produz bandas da região e todo o material da gs.
Eles começaram a investir no Tik Tok para divulgar suas músicas e ganhar seguidores no Youtube, a banda é uma mistura de estilos: forró, eletrônico, swingado. Roninho deixou uma mensagem para aqueles que sonham com o sucesso em qualquer área: “você que quer chegar em algum local, quer chegar no êxito da sua busca, sempre se especialize, busque e não deixe de acreditar em você mesmo”. Para acompanhar a banda, o Instagram é :@gs.com.