Sophia @princesinhamt
Notícias

Município celebra 123 anos de história e preserva suas raízes culturais e tradições locais

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Santo Antônio de Leverger, terra de pessoas devotas, religiosas e hospitaleira, que mantém suas raízes, tradições e culturas, sendo elas desde o Siriri; Cururu e o Boi-à-Serra, que completa neste mês de junho, 123 anos de emancipação polí e administrativa, e com muitas histórias para serem contadas.

“Oh! Leverger, eu vivo a te adorar, pois as suas belezas são o que encanta quem chega para te visitar”.

10 de junho

No último sábado, foi realizada a abertura das festividades do aniversário da cidade, com apresentações culturais, danças de grupos folclóricos, Cururu; Boi-à-Serra shows regionais, sendo Roberto Lucialdo e Matheus, que embalaram a primeira noite de festa dos levergenses.

12 de junho

Como de costume, para simbolizar a subida dos bandeirantes que navegaram pelo rio Cuiabá, no último dia 12 de junho, cururueiros e integrantes da comissão de festa, como também, os devotos do santo padroeiro, subiram as águas do “cuiabazão”, numa verdadeira peregrinação, trazendo nas embarcações a imagem de Santo Antônio, até a Igreja Matriz, mantendo o costume que perdura por gerações.

13 de junho

No dia do aniversário da cidade, autoridades políticas estiveram na celebração da missa, no início da manhã, em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, logo em seguida, foi servido um chá com bolo aos fiéis.

Ainda na última , foi realizado na Câmara de vereadores, a sessão solene para entrega de títulos de cidadão Santoantoniense, às pessoas que de alguma forma, contribuiram para o desenvolvimento do município.

Durante o dia, a prefeita Francieli juntamente com Rômulo Queiroz, presidente da Câmara de vereadores e secretários, prestigiaram a festa de santo, em Mimoso.

Para finalizar as festividades, uma parceria entre Governo do Estado; Assembleia Legislativa; Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura, possibilitou dar um presente aos moradores da cidade, a do cantor, Amado Batista conhecido nacionalmente, por ter um repertório impecável de músicas, que embalam o cotidiano de muitas pessoas.

De acordo com a prefeita, Francieli Magalhães preservar a cultura é fundamental, e a participação do poder público se torna essencial para fomentar o setor.

“Manter a nossa tradição não é uma tarefa fácil, mas quando existe união entre o poder público e a população, as coisas acontecem, Santo Antônio do Leverger faz aniversário, mas quem ganha o presente são as pessoas, beneficiadas com obras e apresentações culturais”, afirmou Francieli.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.