Publicado em:
31/03/2023 às 15:49:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
A prefeita Andréia Wagner (PSB) anunciou, recentemente, em uma visita no 28º Batalhão de Polícia Militar de Jaciara, sob o comando do tenente coronel Handson Freitas, que o município aderiu o Programa Vigia Mais MT, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
O programa refere-se às diretrizes da Lei nº 11.766/2022, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.
“Isso significa muito mais segurança para o nosso munícipe. Qualquer pessoa que entrar aqui na cidade, que tiver mal intencionado ou agir para qualquer crime que acontecer nessa cidade, poderá ser monitorado pela Polícia Militar. Pois já temos algumas câmeras implantadas no interior do município. E, hoje, visitamos a central de videomonitoramento para anunciar a iniciativa do Programa Vigia Mais MT, que trata de um novo convênio com o Governo de Mato Grosso, com o objetivo de ceder mais 70 câmeras de filmagens que vão contribuir ao serviço de segurança pública em Jaciara”, disse a gestora municipal.
Segundo Andreia, a Prefeitura vai ficar responsável pela instalação e manutenção de câmeras, em 220 (duzentos e vinte) pontos de monitoramento no município.
“Além das OCR cercando em toda a cidade, essas câmeras estratégicas distribuídas vão fazer toda a diferença, gerando muito mais segurança para o cidadão e dando condições necessárias para a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil”, completou, ao falar da importância da iniciativa que fortalecerá o trabalho do Poder Executivo Municipal.
“Com mais esta ação do Governo do Estado, reforçará a segurança à população. Atualmente, temos 160 câmeras que fazem o monitoramento em tempo real e destaco em cinco pontos da nossa cidade. Com o programa Vigia Mais MT, vamos saltar para duzentos e vinte câmeras. Então, manteremos o controle total! Quem entra e quem sai da nossa cidade, teremos a vigilância em tempo real por vinte e quatro horas” salientou o tenente coronel Handson Freitas, que na ocasião, exemplificou alguns casos de criminosos que foram flagrados pelas câmeras instaladas, que já ajudaram as autoridades policiais evitarem danos contra a população e os bens públicos.
“Ter a sensibilidade do gestor municipal de entender a importância da segurança pública, não foi diferente em Jaciara. A prefeita Andréia se reuniu conosco e entendeu que vai aderir ao convênio. Com isso, vamos ter mais setenta câmaras, dessas setenta mais cinco OCR para que possamos ter o controle total na nossa cidade”, finalizou a autoridade da PMMT.
O Vigia Mais MT – Tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Outros convênios – Além disso, existem outros convênios firmados com o governo estadual, sendo que um trata do serviço de videomonitoramento de veículos, que utiliza câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR),tecnologia, em linhas gerais, possibilita a conversão de documentos de várias espécies, como arquivos em PDF, imagens capturadas por câmera digital, papéis escaneados, entre outros, em dados que o usuário poderá pesquisar e editar através de um computador ou dispositivo similar.
Ainda, as câmeras identificam a entrada e a saída de veículos, destacando imagens nítidas que servem para investigações de crimes, serviços de inteligência e a garantia da segurança pública. O trabalho de videomonitoramento funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana (ver aqui).
Outro serviço contratado é oferecido pela Sociedade Empresarial Camerite/SA, desde ano passado (ver aqui), que instalou 40 câmeras de viodemonitoramento nas mediações dos prédios públicos do Poder Executivo Municipal, a fim de garantir proteção e mais segurança do bem público.