A Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) anunciou nesta terça-feira (3), que estuda aumentar o valor da tarifa de ônibus em Cuiabá. O anúncio aconteceu após a decisão da Prefeitura em alterar o horário de funcionamento das faixas exclusivas para ônibus na capital.
Segundo a MTU, a mudança na tarifação do transporte público em Cuiabá deverá ocorrer devido a um estudo, que apontou que q decisão de liberar as faixas exclusivas provocará um aumento no tempo de viagem das linhas, o que, consequentemente, resultará um aumento no consumo de combustível dos veículos.
Segundo o gerente operacional da Associação, Marcos Assis, a MTU foi pega de surpresa com o anúncio da redução das faixas exclusivas para ônibus e relembrou ainda o custo atual da passagem, que é de R$ 4,95.
“Hoje é feito o estudo dos custos do sistema. Temos a tarifa pública e a tarifa subsidiada e neste meio termo temos os custos do sistema. Então a partir do momento que você diminui a velocidade média do ônibus, você vai ter custos e esses custos impactam na tarifa”, disse Assis, em entrevista ao Programa do Pop, da TV Cidade Verde.
A mudança, anunciada pela prefeitura da capital, começou no último domingo (1º), quando o funcionamento de todas as faixas exclusivas de ônibus passou a valer nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h.
Já aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, entre 6h e 8h da manhã, permanecendo liberadas para todos os veículos após este período, e nos domingos, durante todo dia.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews