Na edição de 2024, Campo Grande participa da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, voltada à conscientização sobre o retinoblastoma. A mobilização foi criada pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin.
A campanha “De Olho nos Olhinhos” foi lançada em 2022, inspirada na experiência pessoal do casal, cuja filha Lua foi diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses.
A iniciativa alerta as famílias sobre os sinais e sintomas da doença, promovendo o diagnóstico precoce.
O retinoblastoma é um tumor maligno que afeta a retina de um ou ambos os olhos. Este é o tipo de câncer ocular mais comum na infância, acometendo cerca de 400 crianças por ano.
Ele representa de 2,5% a 4% dos tumores infantojuvenis, sendo mais frequente entre crianças de 0 a 5 anos.
Em sua terceira edição, a campanha se consolidou como uma ong, disseminando informações e auxiliando famílias em todo o Brasil a encontrar médicos, realizar exames e acessar centros de referência em casos de diagnóstico confirmado.
A organizadora do evento em Campo Grande, Talita Richards de Andrade, afirma que a campanha busca levar informações sobre a doença ao maior número de pessoas possível.
“É um evento gratuito, e nosso objetivo não é realizar exames. Se conseguirmos que os pais que passarem por aqui aprendam algo e levem a informação adiante, isso pode salvar a vida de crianças”, destaca.
A oncologista pediátrica Thaís Martins Severino Siufi reforça a importância do acompanhamento oftalmológico e explica que o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 90%.
“Devemos ficar atentos ao reflexo branco nos olhos. É comum ver o reflexo vermelho ao tirar uma foto, e isso é normal. Mas, ao perceber um reflexo branco, é importante procurar atendimento médico. O ideal é manter o acompanhamento regular com o pediatra e o oftalmologista”, orienta.
Quando e onde acontece
A mobilização nacional deste sábado (21) será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, com ações das 10h às 22h.
Em Campo Grande, as atividades ocorrem no Shopping Campo Grande, na avenida afonso pena.
Fonte: primeirapagina