Sophia @princesinhamt
Notícias

MPF recorre solicitando suspensão imediata das obras no Portão do Inferno: Entenda o caso e as possíveis consequências

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Ministério Público (MPF) apresentou recurso contra decisão da Justiça Federal, estabelecida em 13 de outubro, que manteve obras do Governo de Mato Grosso na Estrada de Chapada (MT-251), região do Portão do Inferno. Recurso aguarda julgamento.

No recurso, MPF pede o provimento de agravo de instrumento para “suspensão imediata de todas as atividades decorrentes da obra de retaludamento da encosta do trecho da MT-251 conhecido como ‘Portão do Inferno, da MT-251’, localizado no interior do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”.
 
Na ação, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) moveram ação civil pública para suspensão imediata das obras. A ação aponta diversas irregularidades no licenciamento ambiental da obra e alerta para o risco de alteração irreversível da paisagem e topografia do local, além do aumento no risco de deslizamentos durante e após o término das atividades.
 
No julgamento do mérito da ação, o MPF e o MPE pedem a nulidade do processo de licenciamento ambiental da obra em razão de diversas irregularidades, como a ausência de motivação para aplicação do licenciamento simplificado, a indevida classificação de risco das obras de retaludamento, a nulidade da Autorização para Licenciamento Ambiental, dentre outras.
 
O retaludamento é um processo de terraplanagem no qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes (terreno inclinado) originalmente existentes em um determinado local, como uma encosta, com o objetivo de estabilizá-la e evitar deslizamentos.
 
Processo está sob julgamento na 8ª Vara Federal Cível da Justiça Federal em Mato Grosso.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.