Sophia @princesinhamt
Notícias

MPE processa 28 candidatos por sujeira eleitoral; confira a lista dos envolvidos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Ministério Público Eleitoral (MPE) acionou 28 candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito dos municípios de Sorriso e Boa Esperança do Norte (400 e 380 km de Cuiabá, respectivamente), nesta terça-feira (08) por prática de propaganda eleitoral irregular, após a constatação de um significativo derrame de santinhos nas proximidades das escolas onde ocorreram as votações.

A representação indica que materiais de campanha foram encontrados nas imediações de diversas escolas municipais, como Rui Barbosa, São Domingos, Jardim , Modelo, Valter Leite, Flor do Amanhã, Vila Bela, Aureliano Pereira da Silva, e Boa Esperança, além das escolas estaduais Mário Spinelli, Arlete Maria Cappellari e Ignácio Schevinski Filho.

Segundo o promotor eleitoral Márcio Florestan Berestinas, a denúncia inclui vídeos, fotos, os santinhos recolhidos e uma certidão detalhando a quantidade de material por candidato. O total de santinhos espalhados variou de 12 a 909 por candidato.

“Infelizmente, no dia 6 de outubro de 2024, durante a última eleição, servidores públicos da limpeza, do cartório eleitoral e do MPE encontraram milhares de ‘santinhos’ dos candidatos representados jogados nas calçadas, na entrada dos locais de votação e nas vias públicas adjacentes. Os materiais foram recolhidos e estão anexados à ”, destacou o promotor.

Berestinas enfatizou que essa prática é ilegal, não apenas por causar poluição ambiental e riscos de acidentes, especialmente a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, mas também por comprometer a isonomia entre os candidatos. Ele alertou que eleitores indecisos podem ser influenciados a votar em candidatos cujos materiais estão visivelmente expostos no chão. “Essa prática é comum, pois muitos acreditam que a Justiça Eleitoral não impõe penalizações, tornando o risco aceitável”, ressaltou.

O promotor também lembrou que todos os candidatos, partidos e coligações são responsáveis pelos materiais de propaganda que produzem, incluindo a posse, guarda, distribuição e destinação final dos resíduos gerados.

– Leandro Carlos Damiani e Cláudia Pereira Braga Negrão (Prefeito e Vice-Prefeito)
– Alei Fernandes e Acácio Ambrosini (Prefeito e Vice-Prefeito)
– Celso Kozak (Vereador)
– Lindon Johnson Bezerra Ribeiro (Vereador)
– Maycon José Silva (Cabo José) (Vereador)
– Milton Juvêncio Ribas e Ana Virgínia Pereira de Souza (Prefeito e Vice-Prefeita)
– Márcio Henrique Duarte (Vereador)
– Francisco Firmino Borges (Vereador)
– Alexandre Timóteo de Souza (Vereador)
– Ademilson Carmo de Souza (Vereador)
– José Neres da Silva (Vereador)
– Cleia Johanny Alves Silva (Vereadora)
– Glacilda Thomé de Souza (Vereadora)
– Airton Sales da Silva (Vereador)
– Francilane Sousa Batista (Vereadora)
– Adílson Rodrigues (Vereador)
– Pergentino Manciola (Vereador)
– Francineia Pereira da Silva (Vereadora)
– Agnaldo da Silva (Vereador)

– Rayara Ribeiro Faleiro Ferraz (Vereadora)
– Sérgio Aparecido Nogueira (Vereador)
– Calebe Francesco Francio (Prefeito)
– Jair Obregão (Vice-Prefeito)
– Eduardo Roberto Garcia Tercal (Vereador)

Fonte: hnt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.