Sophia @princesinhamt
Notícias

MP denuncia homem que se passava por irmão de juiz e prometia influenciar processos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
homem fingia irmao juiz prometia interferir processos denunciado mp

Via @nsctotal | Um homem, investigado na Grande Florianópolis por fingir ser irmão de um juiz de segundo grau, descobrir processos judiciais em andamento de réus e prometer que iria interferir nos casos se recebesse pagamento, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por crime de “exploração de prestígio”. Ele está preso em Juiz de Fora, município de Minas Gerais, desde terça-feira (28).

Com a denúncia, realizada pela 35ª Promotoria de Justiça da Capital, o MPSC pede para que a prisão seja mantida. O crime de exploração de prestígio está definido no Código Penal como “solicitação ou recebimento de dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha”. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão. 

A denúncia já foi enviada ao Poder Judiciário.

Como o acusado agia

O homem, segundo o promotor de justiça Raul Rogério Rabello, abordava criminosos em locais de venda de drogas, dizia que era irmão de um juiz e solicitava dinheiro para garantir decisões favoráveis. O valor, então, seria destinado ao magistrado para que ele resolvesse os casos criminais.

Ele pedia para que os réus transferissem R$ 1.800,00 para uma empresa dele e, depois, mais R$ 13 mil para que os benefícios judiciais acontecessem mais rápido. Por mensagens de texto, o homem também teria ameaçado os criminosos, os coagindo a fazer os pagamentos.

O crime acontecia na Grande Florianópolis. Quando percebeu que poderia sofrer represálias dos criminosos que abordou e enganou, o homem teria fugido para Juiz de Fora, sua cidade Natal. Lá, ele foi investigado e preso pelo núcleo de inteligência e segurança institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com o apoio da Polícia Civil de São José e das forças de segurança de Minas Gerais. 

Alexia Elias
alexia.elias@nsc.com.br
Fonte: @nsctotal

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.