Moradores do Residencial São Benedito participam de ações de cidadania, promovida pela Secretaria de Assistência Social, cujo objetivo é promover o exercício da participação e a inserção social das famílias em articulação com as demais políticas públicas, visando à efetivação dos direitos sociais dos beneficiários, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados.
A elaboração e execução do projeto faz parte do Plano de Trabalho Social e do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial, decorrente do Termo de Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Banco do Brasil.
Como explica a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, o Plano visa promover a participação social, a convivência comunitária harmoniosa, a melhoria das condições de vidas das famílias beneficiárias, a fim de favorecer a construção de pertencimento, a sustentabilidade da intervenção e do empreendimento e o empoderamento e fortalecimento das famílias.“Durante a ação são realizadas diversas atividades para os moradores, como palestras educativas, oficinas, rodas de conversas, cursos, geração de renda, além de inserção social das famílias, em articulação com as demais políticas públicas, visando à efetivação dos direitos sociais dos beneficiários”, destacou a secretária.
Ana Cristina destaca ainda que foi realizado junto às famílias do Residencial São Benedito, um diagnóstico socioterritorial, para que pudessem fazer a escolha dos cursos e oficinas a serem realizadas no local. “O nosso desejo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, direitos sociais e o acesso a serviços públicos que fortaleçam e estimulem a sua autonomia”.
De acordo com a responsável técnica do Plano de Desenvolvimento Sócioterritorial, Ana Paula Curado, a ação já está sendo realizada nos bairros, e conta com a parceria das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Infraestrutura, Justiça Comunitária e a Defensoria Pública. “Realizamos no último sábado uma ação que envolveu todos esses parceiros com um total de 452 atendimentos. Nesta terça-feira estaremos de volta ao bairro para outra ação, desta vez com a realização palestra com o foco na liderança e participação social”.
Conforme Ana Paula, esse projeto será desenvolvido, até o mês de fevereiro de 2023. “E neste período estaremos desenvolvendo ações de mobilização, organização e fortalecimento social dos moradores do São Benedito. Além disso, vamos efetuar o acompanhamento e a gestão social da intervenção das famílias, bem como, desenvolver ações de educação ambiental e patrimonial, a educação sanitária e o desenvolvimento socioeconômico dos moradores, que não só aprovaram a ação com tem participado ativamente de todos os encontros promovidos pela Secretaria de Assistência”.
Fonte: Secom-VG