Via @portalmigalhas | Durante sessão plenária no STF, nesta quinta-feira, 5, ministro Dias Toffoli ressaltou o avanço tecnológico das instituições brasileiras e defendeu a superação do “complexo de vira-lata”. A declaração foi feita após o ministro Flávio Dino elogiar a eficiência dos bancos e das operadoras de cartões de crédito no combate a fraudes.
O diálogo ocorreu no contexto de um julgamento que analisa a responsabilidade de plataformas digitais por não removerem conteúdo de terceiros sem determinação judicial.
Elogios
Ministro Flávio Dino elogiou o setor financeiro brasileiro, enfatizando a capacidade técnica para gerenciar milhões de transações por segundo. “Nesse caso é pertinente um elogio aos bancos brasileiros e às operadoras de cartões de crédito, porque constituem a prova cabal de que tecnicamente isso é possível”, afirmou.
S. Exa. ressaltou a eficiência dos sistemas de detecção de fraudes e destacou que o uso de ferramentas tecnológicas avançadas, aliado à intervenção humana, oferece segurança nas operações. “Todos nós já recebemos ligações, porque há um padrão de operabilidade. Então o que foge desse padrão é óbvio que há ferramentas que detectam, alertam, e aí sua excelência, o ser humano, nos liga e pergunta: você fez essa transação?”, pontuou.
Dino também sugeriu que outros setores poderiam aprender com a Federação Brasileira de Bancos – Febraban e com as operadoras de cartões de crédito.
Ministro Dias Toffoli, por sua vez, mencionou o sucesso de iniciativas como o Pix, a urna eletrônica e a declarçaão de receita por meio eletrônico.
“Nós temos que sair do complexo de vira-lata e mostrar: nós temos instituições extremamente à frente do seu tempo”, completou.
Veja o momento: