Ari Miranda
Única News
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima declarou emergência ambiental em Mato Grosso. Assinada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Ribeiro Capobianco, a portaria foi publicada nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.
A medida, que já está em vigor, estabeleceu situação de emergência no período entre abril e novembro para quatro mesorregiões de Mato Grosso: Sudeste, Sudoeste, Norte e Nordeste. A ideia, segundo o Ministério, é mapear as regiões e evitar riscos de incêndios.
Trata-se de uma medida preventiva, diante da estiagem que costuma atingir o Estado durante essa época do ano. Para evitar a destruição ambiental como a registrada em 2020, quando queimadas e incêndios florestais destruíram milhares de quilômetros da fauna e flora mato-grossenses, especialmente no Pantanal.
Em sua contrapartida pelas ações preventivas, na semana passada, o Governo de Mato Grosso e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) assinaram um protocolo para reforçar a integração entre Estado e Prefeituras nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais. O acordo estabelece cooperação mútua entre os dois entes federativos, visando a integração das atividades de preparação, prevenção e resposta a incêndios florestais.
“Com este protocolo assinado hoje, teremos um combate mais eficiente e vamos garantir o fortalecimento do trabalho preventivo, que é fundamental para que, durante o período proibitivo do uso do fogo, Mato Grosso possa ter uma redução dos focos de calor e, consequentemente, dos incêndios florestais”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MT, coronel Alessandro Borges.
Pelo acordo, fica prevista a criação de salas de monitoramento pelas prefeituras, bem como a contratação de brigadistas nos municípios por um período de quatro meses que receberão capacitação para a função pelo Corpo de Bombeiros.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews