Os investimentos do Governo do Estado em equipamentos e novas tecnologias colocam Mato Grosso com o Estado mais bem equipado do país. A afirmação é do secretário de Estado Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, durante participação no terceiro episódio do podcast MT Conectado, que foi ao ar nesta terça-feira (15.11).
“O nosso governador é visionário, conseguiu fazer uma dinâmica, equilibrar as contas e investir pesado em segurança e tecnologia de ponta. Somos modelo nacional de investimento, fruto de um trabalho árduo e continuo”, afirmou.
Acompanhado do superintendente do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel Rogério Quintero, Bustamante explicou o funcionamento da central de videomonitoramento do Estado, que contará com novas 15 mil câmeras com tecnologias de ponta. Segundo ele, os equipamentos serão distribuídos conforme os índices de criminalidade e tornarão Mato Grosso o Estado mais digital e mais vigiado do país.
“Esse sistema de controle de veículos vem trazer para a Segurança Pública e para a sociedade um avanço muito grande. Quando você entra no elevador, começa a arrumar a roupa e vê uma câmera, você para. Você pensa ‘não vou arrumar agora, porque tem alguém me olhando’. É natural que a pessoa se comporte diferente na frente da câmara. A ideia é trazer um conceito comportamental diferente, que a sociedade viva dentro dos limites da civilidade”, explicou o secretário.
Durante o podcast, Bustamante também comentou dados importantes da Segurança Pública, como apreensões recordes de droga, e a redução dos índices de homicídio em mais de 30 cidades do Estado. Ainda, ressaltou que o observatório de segurança pública possui credenciais excelentes, equiparando-se aos países de 1º mundo, e abordou sobre a implantação da Patrulha Rural, que leva mais segurança às famílias do campo.
A entrevista, comandada pelos jornalistas Fernando Martins e Camilla Zeni, pode ser conferida aqui: Youtube ou pelo Spotify.
Fonte: GOV MT
Fonte: GOV MT
Com o apoio Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Fumtur) do Governo de Mato Grosso, o Programa Qualitur está disponibilizando 100 vagas para cursos de qualificação de profissional destinados a trabalhadores que atuam de forma direta ou indiretamente no turismo do município de Guarantã do Norte (750 km de Cuiabá). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 18 de novembro.
A capacitação tem o objetivo de qualificar os profissionais com a oferta de conhecimentos e habilidades para as pessoas que atuam nos segmentos do turismo, bares, restaurantes, hotéis e eventos no munícipio.
Os cursos oferecidos são destinados para camareira, recepcionista de hotelaria, atendimento ao turista, profissionais que atuam na qualidade de serviços em alimentos e bebidas, garçons e garçonetes. Para cada área profissional, o programa destina 20 vagas com horários no período matutino, vespertino e noturno, e ainda com a possibilidade de aulas aos finais de semana.
Para se inscrever é necessário residir no município de Guarantã do Norte, ser maior de 18 anos e trabalhar atuando no setor turístico local.
O secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, explica que o município foi contemplado com recursos que irão impulsionar e melhorar ainda mais o setor turístico de Guarantã do Norte.
“Através do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo, conseguimos os recursos necessários para a realização do programa de capacitação para áreas do turismo no município, o que possibilita a geração de emprego, movimentação renda e a economia local, além de oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes. É uma grande iniciativa do Governo do Estado”, afirma Jefferson Moreno.
O Programa Qualitur faz parte integrante do Plano Municipal de Turismo de Guarantã do Norte. Os cursos são oferecidos em parceria com a Impactus Consultoria e Cursos.
Mais informações:
Para mais informações: (66) 3552-4148 (66) 99618-3248
E-mail: [email protected]
Link para inscrição: https://forms.gle/ECLQALD3uhwiUgoT6
(Texto sob a supervisão da jornalista Greyce Lima)
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento