A delegação mato-grossense conquistou 17 medalhas, competindo com equipes e atletas de todos os estados do Brasil no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizado entre 02 e 08 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Esta primeira parte envolveu as modalidades de basquete, futsal, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
As medalhas mato-grossenses foram obtidas em diferentes modalidades, distribuídas nas séries ouro, prata, bronze e cobre, da competição nacional, que abrange estudantes-atletas de 12 a 14 anos. Veja lista no final.
As oito melhores colocações vieram do futsal – masculino e feminino -, basquete masculino, judô feminino, taekwondo feminino e tênis de mesa feminino. Mesmo sem medalhas em algumas destas modalidades, os resultados na competição possibilitam que os estudantes concorram à Bolsa Atleta, oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“Todos os representantes mato-grossenses fizeram uma participação incrível neste primeiro bloco do JEB’s. Quem conseguiu as melhores colocações está elegível para as categorias de base no próximo edital do programa Bolsa Atleta, do Governo de Mato Grosso. De qualquer forma, todos os estudantes representaram o Estado muito bem e retornam repletos de vivências, que contribuem para o desenvolvimento esportivo e formação enquanto cidadãos e cidadãs”, destaca Adriano Augusto de Oliveira, assessor especial da Secel-MT e chefe da delegação mato-grossense nos JEB’s.
Destaque dentre as modalidades coletivas, o futsal mato-grossense foi vice-campeão brasileiro, com a equipe masculina do Colégio Isaac Newton (CIN), de Cuiabá. A modalidade também conquistou o 6º lugar no feminino, com a equipe da Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande.
“Representar Mato Grosso é muito bom. Neste campeonato, tivemos condições de colocar o Estado entre os primeiros do futsal nacional”, celebra o estudante e jogador do CIN, Thiago Caldeira.
No judô, a melhor colocação veio com a estudante Ellize Leticia Nunes de Souza, da Escola Estadual Edith Pereira Barbosa, de Rondonópolis. A judoca garantiu o 3º lugar da série ouro, na categoria Superligeiro (até 36kg). Outras sete medalhas foram conquistadas nas séries pratas e bronze da modalidade, nas categorias masculina e feminina.
Ao vencer as quatro lutas que disputou, a estudante Jhennifer Cristina Dourado Pires, da Escola Estadual Antônio Grohs, de Água Boa, garantiu, para Mato Grosso, o 1º lugar no Taekwondo, na categoria até 44 kg. A modalidade ainda alcançou 1º lugar na geral por equipe feminino e a 5ª colocação no feminino, na categoria + 59 kg.
O tênis de mesa assegurou o 3º lugar na categoria por equipe feminina, disputada pelas estudantes Júlia Hatakeyama, do Colégio São Gonçalo, de Cuiabá, e Izabela Dourado, da E. E. PM Tiradentes Antônio Amaral, de Sorriso. Júlia também conquistou o 2º lugar na série ouro das disputas individuais. E nas disputas individuais masculinas, Mato Grosso obteve o 1º lugar na série prata, alcançado pelo mesatenista Gabriel Pardin, da E.E. Odorico Leocádio da Rosa, de Rondonópolis.
JEB’s – 2º bloco
De 09 a 14 de novembro, serão disputadas as provas de atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, voleibol e wrestiling. Composta por cerca de 150 estudantes, a delegação mato-grossense conta com representantes em todas as modalidades deste segundo bloco.
As modalidades são divididas em três locais de competição, que são os mesmos das Olimpíadas 2016 – Complexo Esportivo do Parque Olímpico, Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Arena da Juventude.
Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania. Com disputas oficiais em 17 modalidades, o evento reúne quase seis mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos.
Série ouro – medalhas e melhores colocações MT
1º lugar – Taekwondo feminino – 44 kg: Jhennifer Dourado, E.E. Antônio Grohs
1º lugar geral por equipe – Taekwondo feminino
2º lugar – futsal masculino: Colégio Isaac Newton
2º lugar – Tênis de mesa feminino: Júlia Hatakeyama, Colégio São Gonçalo
3º lugar – Tênis de mesa equipe feminina: Júlia Hatakeyama, Colégio São Gonçalo; e Izabela Dourado, E. E. PM Tiradentes
3º lugar judô feminino -36 kg: Ellize Letícia, E.E. Edith Pereira Barbosa
5º lugar* – Taekwondo feminino +59kg: Alexia Correa Ferraz, E.E. PM Tiradentes Cel. H.
6º lugar* – futsal feminino: E.E. Manoel Gomes
8º lugar* – basquete masculino: Colégio Regina Coeli
(*) Colocações sem medalhas)
Série Prata – medalhas MT
1º lugar série prata – tênis de mesa masculino: Gabriel Pardin, E.E. Odorico Leocádio da Rosa, de Rondonópolis.
3º lugar série prata – judô feminino -53kg: Thaylla Candido, Fundação Bradesco
2º lugar série prata – karatê feminino -47kg: Maria Vitória Portes, E.E. Prof. Norma Lúcia Nunes
Série Bronze – medalhas MT
1º lugar série bronze – judô masculino -64kg: Matheus Gomes, E. E. Mario de Castro
1º lugar série bronze – judô masculino -48kg: Pedro de Campos Silva, E. E. José Mendes Martins
2º lugar série bronze – judô masculino -44kg: Pietro de Campos Silva, E. E. José Mendes Martins
2º lugar série bronze – judô feminino -44kg: Hester Tafnes, E.E. Militar Tiradentes
2º lugar série bronze – judô feminino -48kg: Luany Emanuelly, Escola Progresso
2º lugar série bronze – karatê feminino -54kg: Lorena Zamparoni, Colégio São Gonçalo, Brasnorte
3º lugar série bronze – judô masculino -40kg: Guilherme Nascimento, E. E. São José
Série Cobre – medalhas MT
1º lugar série cobre – vôlei de praia masculino: Colégio Nova Geração
Fonte: GOV MT
O número de ocorrências envolvendo conflitos agrários em Mato Grosso vem apresentando queda, conforme o levantamento da Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento (Coplam), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Os dados mostram que em 2019 foram registrados 169 casos e em 2020 este número caiu para 130. Já em 2022, entre janeiro e outubro, a Coplam atuou em 102 conflitos.
Dados sobre outras modalidades de violência no campo também estão em queda no estado. Conforme a Superintendência do Observatório de Segurança Pública, também vinculada à Sesp-MT, entre os meses de janeiro a outubro de 2021 apenas um homicídio foi registrado por motivação envolvendo conflito. Já no mesmo período deste ano, não há qualquer registro de morte com a mesma motivação.
O secretário da Sesp-MT, Alexandre Bustamante, destacou que as forças de segurança estaduais conseguem atuar na resolução de conflitos. Mas muitas vezes estes casos sequer são registrados, impedindo assim a presença do Estado.
A incidência de crimes contra o patrimônio rural também apresenta queda significativa. O número de roubos em propriedades agrícolas caiu 30% em relação a 2021. Já os registros de roubos e de furtos de gado reduziram 31% e 35%, respectivamente no comparativo com o mesmo período.
Além do reforço do policiamento de rotina, com o serviço permanente de prevenção e repressão à violência, o Governo do Estado, por meio da Sesp-MT, criou a Patrulha Rural, um serviço especializado que atende os 141 municípios.
“Quando conseguimos controlar os índices de violência na cidade, percebemos um aumento nos crimes do campo. E por isso, de forma estratégica, o governador Mauro Mendes criou a Patrulha Rural, brilhantemente executada pela Polícia Militar, onde as propriedades rurais são cadastradas e monitoradas. E já percebemos a diminuição dos índices”, explicou o secretário da Sesp-MT, Alexandre Bustamante.
Bustamante também lembra de outra iniciativa que está em fase de implantação, que é o Programa Vigia Mais MT, para emprego de recursos tecnológicos na segurança da população no campo e na cidade. O programa prevê a instalação de 15 mil câmeras de monitoramento em áreas urbanas e rurais de todo o estado.
Fonte: GOV MT
As linhas de crédito oferecidas a micro e pequenos empresários de Mato Grosso pela agência de fomento do Estado, a Desenvolve MT, foram divisores de água para a empresa de Thathyanna Costa. Proprietária de uma rede de brownies em Cuiabá, ela conta no podcast Conecta Jovem desta quinta-feira (10.11) sobre a importância de incentivos como os oferecidos pelo Governo do Estado.
“Quando nos profissionalizamos foi que comecei a pesquisar linhas de crédito que nos atendesse. E foi então que descobri a Desenvolve MT. Já fizemos duas contratações: a primeira para giro de capital e a segunda para adquirir uma máquina de embalagens e automatizar a nossa produção. Foi mesmo um divisor de águas”, afirma.
Thathyana conta que desde sempre quis ser empreendedora, o que a levou a estudar Administração, mas revela que, no entanto, o negócio de brownies começou como uma atividade extra, apenas para custear uma viagem.
No bate-papo com os apresentadores Leo Oliveira e Mariel Mattos, a empresária ainda lembra os desafios que enfrentou desde a abertura da empresa, a pandemia da covid-19, e a necessidade de conciliar trabalho e lazer, e pontua a romantização do empreendedorismo com o “boom” das mídias sociais.
“Não dá para se aventurar nos negócios. Você pode ter o melhor marketing e ter uma longa jornada de trabalho, mas, se você não souber fazer as contas, você não ganha dinheiro”, avalia.
Este segundo episódio do Conecta Jovem contou com a participação da estudante Aline Vitória. A conversa completa está disponível nos canais do Governo no Youtube e pelo Spotify.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento