Sophia @princesinhamt
Notícias

Mais de 15 mil pessoas são esperadas na etapa estadual

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

Finalmente, depois de 10 etapas regionais, as principais equipes de Mato Grosso se reúnem na etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Municipais 2015. Para a disputa final da competição, que este ano é sediada em Campo Novo do Parecis (a 420 km de Cuiabá), são esperadas mais de 15 mil pessoas. Os jogos começam no sábado (05.12) e seguem até o dia 11 de dezembro.

A etapa estadual contará com as equipes que venceram as regionais em suas respectivas modalidades (basquete, futsal, vôlei, futebol de campo e handebol). Diferentemente das etapas anteriores, a competição em Campo Novo do Parecis terá a modalidade de atletismo, com disputas de pista e campo (corrida, arremesso de peso, salto a distância e etc.).

Os números do evento chamam a atenção. Ao todo serão 118 seleções de 45 municípios. A estimativa de atletas, técnicos e dirigentes é de 1.900 pessoas. Em relação ao público rotativo – que vai acompanhar os seis dias de competição – a organização espera cerca de 15 mil pessoas.

No estadual competem equipes de destaque nacional, a exemplo do time de handebol de Sorriso, atual campeão brasileiro da modalidade. Outro destaque é o voleibol de Cuiabá, que possui atletas de seleção brasileira. Segundo o secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohora, trata-se do grande evento de fechamento das competições estudantis que ocorreram durante todo o ano.

Ele explica que durante o congresso técnico – em que autoridades e especialistas da área do esporte se reúnem, antes do início da competição – a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer vai apresentar o calendário esportivo para 2016. “Nós iremos destacar as ações que pretendemos desenvolver em prol do esporte no ano que vem. O congresso também tem o objetivo discutir um novo formato para os jogos estudantis”.

O coordenador de Esportes Educacionais do Estado, Manoel da Fonseca, destaca que essa é a 38ª edição do estadual, uma das competições mais tracionais do esporte mato-grossense, que já revelou grandes atletas. E mais do que isso, Fonseca lembra ainda que a competição serve para manter as atividades esportivas em Mato Grosso. “Um evento que faz com que as equipes treinem o ano todo. Nisso as secretariais de esportes dos municípios também são movimentadas, assim como os técnicos, professores e árbitros”.

A cerimônia de abertura dos jogos estudantis em Campo Novo do Parecis começa a partir das 19h30, no Estádio Municipal Ary Tomazelli. Vão estar presentes autoridades do esporte local e estadual, bem como atletas, técnicos e dirigentes das delegações.

Os Jogos Regionais Estudantis são uma realização da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer e Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento conta com o apoio das federações mato-grossenses de basquete, vôlei, futsal, futebol e handebol, além do apoio dos municípios que sediam os jogos.

Confira os municípios que participarão dos jogos:

Nova Mutum, Colniza, Vera, Jaciara, Araputanga, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Claudia, Lucas do rio Verde, Santo Antonio do Leverger, Guiratinga, pontes e Lacerda, Sorriso, Cáceres, Colider, Sapezal, Carlinda, Ipiranga do Norte, Confresa, Vila bela da Santíssima trindade, Chapada dos Guimarães, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Juara, Querência, Terra Nova do Norte, alto Araguaia, Aripuanã, Cuiabá, Juína, Vila Rica Campo novo dos Parecis, Várzea Grande, Campo Verde, Tangará da Serra, Acorizal, Diamantino, Nobres e Mirassol D’Oeste.

Fonte: GOV MT

2024 word1

Na cerimônia de entrega dos maquinários, veículos, equipamentos e implementos agrícolas aos 141 municípios mato-grossenses nesta quinta-feira (1º.11) na Arena Pantanal, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, recebeu o título de cidadã Ribeiro Cascalheirense. A homenagem foi entregue pelos vereadores do município de Ribeirão Cascalheira, localizado a 773 km da capital cuiabana.

O autor do projeto, vereador Mário Rodrigues Valadares destacou a justificativa do título, aprovado por unanimidade pelos vereadores. “Dona Virginia tem servido todo o Estado com muita dedicação. Posso afirmar, porque o nosso município é prova disso. Ela sempre atende as nossas demandas, e a população também reconhece o quanto a primeira-dama é especial”, disse.

Para Virginia Mendes, a honraria vai motivá-la a estar ainda mais presente nas ações do município. “Com certeza o título é motivador, agora sou uma cidadã Ribeiro Cascalheirense e tenho ainda mais responsabilidades. Agradeço de forma especial o vereador Mário pela sensibilidade, bem como todos os vereadores que aprovaram o projeto. Gratidão a todos”, agradeceu.

“Os projetos Ser Família Emergencial, Ser Família Sensorial, Ser Criança, Ser Comunitário, Ser Mulher, Ser Família Habitação, dentre outras ações idealizadas pela primeira-dama vão ao encontro dos nossos clientes da assistência social”, ratificou o vereador.

Além do vereador Mário, participaram da entrega os vereadores Paulo Schuh (presidente), Elizeu Souza, Daiane Barbosa, Altamiro Schneider, Sirleide Maria, Luciano Santos e Maurício Pinto.

Fonte: GOV MT

2024 word1

A presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, assinou, nesta quinta-feira (01/12), uma carta com pleitos, sugestões e compromissos voltados à área ambiental do país, direcionada ao novo presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A assinatura ocorreu durante a 110ª Reunião Ordinária da Abema, em Natal (RN). 

A “Carta do Meio Ambiente” foi aprovada, por unanimidade, pelos órgãos e entidades representados pela Abema. No documento, os gestores requerem o aperfeiçoamento e redução da burocracia, ampliação do diálogo entre os órgãos de meio ambiente com os setores produtivos, para a modernização dos marcos regulatórios, dentre outras agendas ambientais importantes para o desenvolvimento sustentável. O documento deverá ser entregue à equipe de transição pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

“Os encontros da ‘Abema Itinerante’ integram as políticas públicas ambientais desenvolvidas pelos estados. Para esta reunião, última do ano, trouxemos temas relevantes para o debate, como o Licenciamento Ambiental – por ser um instrumento imprescindível para efetivar territórios sustentáveis – bem como o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural. Hoje, em conjunto, definimos as prioridades para o próximo quadriênio e nossos anseios e posicionamento a respeito da gestão ambiental direcionada ao Governo Federal”, destaca Lazzaretti.

2024 word1

Encontro Abema

Os gestores discutiram temáticas, como resíduos sólidos, reunindo avanços e desafios para eliminar os lixões; RegularizAgro, ressaltando a importância do Cadastro Ambiental Rural, e a atuação do Serviço Florestal Brasileiro; principais ações da atual gestão da Associação; e o balanço de temáticas tratadas durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), realizado em novembro, no Egito.

Houve também o debate sobre os desafios do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Supressão Vegetal, conduzido pela diretora de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, Jaine Cubas. A plenária ocorreu no formato híbrido, de forma presencial e virtual, com representantes de todos os estados brasileiros.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, salientou o papel da Abema como instituição que exerce um papel estratégico para os órgãos ambientais. “Mais do nunca, somos desafiados a ter um olhar especial para a pauta do Meio Ambiente, visto que se tornou central para um desenvolvimento sustentável justo e inclusivo para todos. Com alegria, passarei ao Fórum dos Governadores e ao presidente Lula a carta redigida hoje neste encontro”, afirmou Fátima Bezerra. 

O anfitrião do 7º Encontro Nacional da Abema, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou o fortalecimento das políticas públicas ambientais e de desenvolvimento sustentável empregadas no estado. “O RN tem sido pautado como um estado que lidera produção de energia eólica, contudo, também nos destacamos em outros setores. Conciliar as potencialidades econômicas com as políticas ambientais é se comprometer com a construção de impactos positivos para a qualidade de vida das pessoas e com a justiça socioambiental”, ponderou.

O representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o secretário de Qualidade Ambiental, André França, participou de forma virtual e apresentou aos secretários de meio ambiente o sistema MTR-Logística Reversa, direcionado à reciclagem em todo território nacional. 

A plataforma é destinada à rastreabilidade ponta-a-ponta, por exemplo, de um ponto de entrega voluntária (PEV) ou cooperativa até o reciclador final, com lastro fiscal e material, proporcionando mais transparência, segurança e agilidade, ampliando a geração de certificados de crédito de reciclagem, através do Recicla+. Entre os objetivos do sistema, está a geração de renda extra para os operadores da reciclagem e aumentar a sustentabilidade no país. 

Com informações Idema/RN.

2024 word1

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.