Ludmila Dayer, 39 anos, conhecida por participação nas temporadas de 1995 e 2000 de “Malhação” (TV Globo), anunciou que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Em live no Instagram nesta quarta-feira, a atriz contou sobre o processo de descoberta e como está lidando com a doença.
Morando nos Estados Unidos, a artista, naturalizada americana, disse que começou a sentir problemas na visão e na cognição. Quando começou a ter os primeiros sintomas, optou por cortar carne, ovo, gordura, glúten, cafeína e álcool como uma maneira de controlar os efeitos pela alimentação.
“Era um sintoma atrás do outro e, por isso, fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer”, afirmou.
Entre no grupo do MidiaNews no Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Segundo a atriz, a principal suspeita é de que a doença tenha sido desencadeada pelo vírus EBV (Vírus Epstein-Bar), que pode ser transmitido pela saliva, por transfusões de sangue e através do contato com objetos contaminados. O vírus provocou sintomas de esclerose em outros artista, como Claudia Rodrigues e Guta Stresser.
Demorou quase um ano para ela receber o diagnóstico. Como maneira de combater os sintomas, Ludmila continua apostando em uma alimentação restrita. “Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo”, finalizou.