Sophia @princesinhamt
Notícias

Livro Drag Queens: Explorando a Arte, Cultura e Sociedade chegará ao Cine Teatro Cuiabá

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Será nesta sexta-feira (01), o lançamento do livro “DRAG QUEENS: Arte, Cultura e Sociedade”. A obra é uma produção da Umanos Editora, prefaciada e apresentada por duas mulheres trans, pioneiras da arte drag e transformista no Brasil, a jornalista Léo Áquilla e a Nany .
Escrito por cinco drag queens mato-grossenses, o livro traz uma pegada de teoria e biografia, sobre o universo da arte drag, expondo à sociedade que atuar como Drag Queen não é apenas ferveção e sim profissão. Trata-se de uma leitura que mostra como é a produção performática da arte e quais são os elementos dessa uma segmentação artística que vem ganhando amplitude no Brasil e no mundo.

O evento de lançamento acontece no Cine Teatro Cuiabá, com uma de autógrafos marcada para 18 horas.A obra propõe desmistificar rótulos e estigmas sobre a arte drag. A construção da persona, a relação entre família, amigos e o público são alguns dos tópicos relevantes para leitura, assim como as tendências de atuação no mercado de trabalho para as drags queens.

No livro, cinco artistas drags apresentam um alfabeto de experiências, buscas, desafios, conquistas, mudanças, embates, preconceito, dentre outros enfrentamentos, nos mais diversos contextos. São personagens diferentes, mas com histórias parecidas de sobrevivência, superação e tristeza, uma mistura de emoções. Há também contos de cores, de amores, de rumores, de sonho e de sucesso. E mais, as autoras não fogem à realidade de que nem tudo é fantasia, em mais de 20 anos de atuação, especialmente em relação aos desafios enfrentados dentro da própria classe LGBTQIAPN+.

Sobre a proposta da obra:

“DRAG QUEENS: Arte, Cultura e Sociedade” é um lançamento da Umanos Editora, como reconhecimento ao trabalho das artistas Drag Queens. Para produção desta edição, foram convidadas cinco artistas que tem a arte drag como elemento da jornada pessoal e profissional para que pudessem expressar através da escrita as dores e a realização no encontro com esse movimento de expressão artística, surgido desde a época do teatro renascentista, em que somente aos atores masculinos era permitido representar os papéis femininos, como a arte transformista.

Quem são as coautoras

Ally Brown – Drag queen, vogue performer, Mother House of Brown na cena ballroom, apresentação de eventos, direção de arte para cinema, figurinista, designer de perucas, maquiagem artística e social.

Nelly Winter – Drag queen, publicitária, turismóloga, hostess, podcaster do Drag Pod, escritora, poetisa, palestrante e mestre de cerimônias.

Paola Joy – Drag queen, , cover cênico do Ney Matogrosso, hostess, cabeleireira, performático, artista plástica.

Sophie Boomèr – Multiartista drag, bailarina, atriz, DJ drag, produtora cultural, corpa Ballroom, miss e ativista.

Petilaine Queen – Drag Queen, artista, jornalista, animadora de festas e eventos em geral, cerimonialista, DJ drag, maquiadora, diretora artística.

 Leo Áquilla, prefaciadora, jornalista, youtuber, transformou a arte drag queen em profissão no país, cantora e política brasileira.

Nany People –  atriz consagrada, mulher trans, ícone do transformismo brasileiro.

Serviço:

Título do livro: “DRAG QUEENS: Arte, Cultura e Sociedade”
Páginas: 316 / Edição: 1ª / Preço: de capa R$ 49,99;
Formato: 15,5 x22,5cm;
Categoria: Biografia;
Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2023.
Site: www.umanoseditora.com.br

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.