Sophia @princesinhamt
Notícias

Livramento declara emergência por aumento de casos de chikungunya: saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
 
O município da Baixada Cuiabana de Nossa Senhora do Livramento (39 km de Cuiabá) decretou situação de emergência em saúde pública em razão dos casos de infecção por dengue, chikungunya e zika. Só entre os casos de zika registrados nos últimos dois anos, o município teve um aumento de 14500%, saindo de um registro para 146.

Quanto aos casos de dengue e chikungnya, Livramento saltou de 15 para 42 casos (180% de aumento), no primeiro agravo, e de zero para 55, no segundo.

“O Município de Nossa Senhora do Livramento-MT decreta situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de infecção pelo vírus da dengue, chikungunya e zika, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto estabelece medidas urgentes para conter o surto e proteger a saúde da população. A colaboração de todos é essencial para combater o mosquito e prevenir novas infecções”, traz o anúncio da prefeitura.

A prefeitura local tem ampliado as frentes de combate de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o responsável pela transmissão dos três agravos. Na última sexta-feira (3), os agentes de combate às endemias realizaram ações intensivas nos bairros Cohab Nova, Nova Livramento e Gregório Pires de Miranda, reforçando os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, incluiu a aplicação de inseticidas em pontos estratégicos, orientação aos moradores sobre a importância de eliminar focos de água parada e ações de conscientização para prevenção.

“Nosso objetivo é proteger a saúde da população, reduzindo os índices de infestação do mosquito e prevenindo surtos das doenças que ele transmite. Contamos com o apoio de todos para manter o ambiente limpo e livre de criadouros”, destacou a equipe técnica da Secretaria.

Mato Grosso encerrou 2024 com o registro de 38.471 casos de dengue confirmados, 317 de zika e 20.629 de chikungnya. Ao longo do ano, 39 pessoas morreram em razão da dengue, com destaque para o município de Pontes e Lacerda, onde houve oito óbitos. A zika não causou nenhuma morte, mas a chikungnya resultou em 12 óbitos, com a maioria dos casos em Tangará da Serra, sete ao todo.

2023, o Estado confirmou 32.404 casos de dengue, demonstrando um aumento de 18%.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.