A federação representa 43 povos indígenas de Mato Grosso e apresentou ao governador uma carta com diversas demandas da comunidade.
“Saímos da reunião com muita expectativa, esperança. Ele se mostrou muito próximo, e acreditamos que a partir de hoje teremos um novo marco no estado de Mato Grosso”, afirmou a líder indígena
Eliane Xunakalo pontuou que as reivindicações tratam de fortalecimento de políticas de Saúde, Educação indígena, assistência à Saúde e auxílio na segurança territorial.
“Temos demandas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e principalmente de garantir essa proximidade com o governador e as secretarias, para que possamos juntos construir soluções para problemas estruturais. Estamos aqui para nos colocar à disposição do governador para contribuir, conversar e melhorar a vida de quem está lá na aldeia”, destacou.
O governador Mauro Mendes ouviu todas as demandas e fez o encaminhamento para as secretarias responsáveis colaborarem com as soluções, dentro daquilo que é de competência do estado – uma vez que há questões que somente os órgãos federais podem lidar.
“A jurisdição sobre território indígena é do Governo Federal. Mas se houver alguma invasão por garimpeiros, podem ficar tranquilos que vamos colaborar com o Governo Federal para impedir isso. Aqui nós prezamos muito por fazer sempre aquilo que é correto. Podem contar sempre conosco para fazer aquilo que é melhor para os mato-grossenses, e vocês são cidadãos mato-grossenses com muito orgulho”, ressaltou.
Fonte: mt.gov.br