Sophia @princesinhamt
Notícias

Leite adulterado: marcas adicionavam água oxigenada e soda cáustica. Confira!

Grupo do Whatsapp Cuiabá

Operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul revelou que leites vencidos estavam sendo adulterados com soda cáustica e água oxigenada para mascarar a deterioração dos produtos. Ao todo, cinco pessoa foram presas pelos crimes contra os consumidores.

De acordo com g1, a Operação “Leite Compen$ado” resultou na prisão de um químico industrial conhecido entre os fraudadores como o “alquimista” ou o “mago do leite”.

Conforme o MP, a investigação indica que houve a adição de soda cáustica e água oxigenada em produtos como leite UHT, leite em pó e compostos lácteos. As substâncias são perigosas à saúde e usadas para reprocessar produtos vencidos e recuperar itens deteriorados.

Os produtos alvos da operação tem ampla distribuição pelo país. Veja na lista abaixo as marcas dos produtos:

  • Mega Lac;
  • Mega Milk;
  • Tentação;
  • Cootall.

Na Venezuela, os produtos levam o nome de Tigo.

Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a soda cáustica é usada para ajustar o PH do leite e diminuir a acidez e, ainda, volatiza ou desaparece rapidamente, não sendo detectada nas análises.

“As irregularidades não foram detectadas apenas no leite UHT, mas no leite em pó, em compostos lácteos para fazer bebidas derivadas do produto e no soro de leite. Por exemplo, sobre o composto lácteo, eles chegam a reprocessar o produto vencido para reutilizá-lo novamente. Já a água-oxigenada ou peróxido de hidrogênio, serve para matar micro-organismos e recuperar produto em deterioração. Isso, sem falar da soda cáustica, que pode conter metais pesados, alguns, inclusive, cancerígenos”, destaca.

Alcindo Bastos, promotor de justiça

Contaminação

Exames estão em andamento para identificar os lotes contaminados, uma vez que as novas fórmulas usadas pelos fraudadores dificultam a identificação de substâncias nocivas nas análises preliminares.

As autoridades reforçam a necessidade de maior fiscalização para evitar que práticas como essas sigam colocando a saúde da população em risco.

* Com informações do g1.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.