Durante a 27ª Expovale (Exposição Agroindustrial e Pecuária do Vale do Arinos), no município de Juara (709 km a Médio-Norte de Cuiabá), foi realizado o Torneio Leiteiro com a participação de seis produtores rurais. O evento aconteceu no Parque de Exposições da Acrivale (Associação dos Criadores do Vale do Arinos) nos dias 16 e 17 de agosto, com duas ordenhas por dia, no período matutino e vespertino. A vencedora foi a vaca Paixãozinha, com uma produção de 76 quilos de leite. O animal é de propriedade da agricultora Iraci dos Santos da Silva Ferreira.
Com objetivo de incentivar a cadeia produtiva do leite na região, o torneio contou com a participação de 12 animais das raças Girolanda e Jersey. O médico veterinário da Empaer, Alzamir Oliveira Bezerra, comenta que esse tipo de evento identifica matrizes leiteiras superiores nas propriedades, o potencial produtivo dos animais, divulga novas tecnologias e promove a troca de informações entre os participantes. Ele conta que a intenção dos organizadores é retomar o torneio e torna-lo um instrumento importante que seja realizado todos os anos.
A vaca chamada pelo nome Figura foi a classificada em segundo lugar, com uma produção de 72,5 quilos de leite. O animal pertence ao agricultor Juvenal Francisco de Alexandre. Em terceiro lugar, a vaca Negona atingiu a marca de 50,3 quilos de leite. Ela pertence ao agricultor Weiller Faria Queiroz. Em quarto lugar com 41 quilos/leite, a Seda Fina, de propriedade do agricultor Dinovan Pereira Barbosa. A vaca Amazona, da agricultora Sirley Gomes de Jesus, produziu 40, quilos/leite, e a Malhada, da agricultora Marta Aparecida Souza produziu 31,3 quilos/leite ficando em sexto lugar.
Esse tipo de evento identifica matrizes leiteiras superiores nas propriedades
De acordo com Alzamir, o torneio superou as expectativas, pois a média de produção por animal na região chega a cinco litros de leite/dia (com uma ordenha). Ele esclarece que nos dois dias de torneio foram feitas quatro ordenhas e a vaca vencedora produziu 38 quilos de leite/dia e a segunda classificada atingiu 36,25 quilos/ leite. “Estamos satisfeitos com o resultado e esperamos ampliar essa média nos próximos torneios”, enfatiza.
Com uma produção de 45 mil litros de leite/dia o município possui um plantel de 12 mil vacas e 200 produtores rurais. Segundo Bezerra, a intenção é ampliar a produção para 75 mil litros/leite/dia, num período de dois anos. Toda produção é comercializada nos dois laticínios no município.
Fonte: @empaer_mt