Sophia @princesinhamt
Notícias

Intervenção transforma saúde: fila de espera por cirurgias cai 80% – agora são apenas 22 mil pessoas!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governador Mauro Mendes e a interventora Danieli Carmona apresentaram os números da intervenção na Saúde de Cuiabá nesta quarta-feira (27).

De acordo com o governo do estado, durante a intervenção foram convocados 95% dos profissionais aprovados no concurso, o que permitiu a reativação de serviços que estavam paralisados e a ampliação de outros como o serviço de neurologia no Hospital São Benedito.

2024 word1
Governador Mauro Mendes. (Foto: Christiano Antonucci – Secom)

A fila de espera para cirurgia e procedimentos, que segundo o governo estava com 111.270 solicitações caiu para 22 750.

Quanto aos medicamentos, o governo alega de mais de 900 mil itens existiam no estoque mas não estavam registrados no sistema. Muitos estavam vencidos e tiveram que ser descartados, e foram realizadas novas licitações para abastecer as unidades.

Já nas Policlínicas e UPAs, o governo diz que houve um aumento de 129% no número de consultas e procedimentos.

Em relação à meta de reformar cerca de 30 unidades de saúde, foram entregues 9 obras e 10 ainda estão em andamento.

O governador disse ainda que destinou quase R$ 90 milhões para honrar dívidas e restos a pagar da saúde.

A intervenção começou em março deste ano por determinação da Justiça, a pedido do Ministério Público, que alegava má gestão do município como falta de estrutura, medicamentos e profissionais para atender a população.

Segundo o MP o município também não estava cumprindo determinações judiciais.

A intervenção encerra no dia 31 dezembro, quando a saúde volta a ser gerida pelo município, que já terá no orçamento R$ 71 milhões para obras e ações de melhorais.

A Prefeitura de Cuiabá informou, por meio de nota, que “o ofício referente aos trâmites legais do processo de transição da gestão da saúde da capital foi protocolado apenas nesta quarta-feira (27) pela administração do Gabinete de Intervenção”.

“Ressalta que a gestão municipal atua estritamente em cumprimento à ordem judicial. Portanto, cabe ao Gabinete de Intervenção requerer a adoção de medidas diante do término do período de administração pelo Governo do Estado, fato só oficializado no dia de hoje. Adicionalmente, apesar da surpresa diante da demora na manifestação, informa que já dispõem de uma equipe técnica avaliando preliminarmente a situação da saúde municipal que se coloca a disposição para o processo de transição. No entanto, ressalta que somente com base em informações oficiais poderá efetivamente iniciar o trabalho de retomada da gestão da Saúde Pública. A Prefeitura de Cuiabá reitera seu compromisso com a transparência e a eficiência na prestação de serviços à população”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.