Para encerrar mais um ano de atividades, o Caderno II, instituição que promove o desenvolvimento de jovens em Várzea Grande, realizou, na noite desta segunda-feira (07), no Cine Teatro de Cuiabá, o espetáculo musical ‘O Circo Chegou à Cidade”. Os integrantes do projeto social deram um show de música e arte para cerca de 500 convidados que foram prestigiar o evento cultural.
“O projeto desenvolve uma ação importante no sentido de promover a inclusão social, visto que nossos jovens utilizam um período do dia para se dedicar aos estudos nas aulas de reforço escolar, aprender a tocar instrumentos, a desenvolver o raciocínio, a prática de esportes e elevar de autoestima nas várias oficinas realizadas no local, durante o contraturno”, pontuou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
Para o gestor, é uma alegria enorme ver os jovens apresentando um belo espetáculo. O que mais emocionou, segundo Baracat, foi o depoimento dos integrantes do Caderno II que avaliaram de forma positiva o projeto. “Esse é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito, e de todo o esforço que a gente faz. Quero parabenizar a todos os alunos, aos pais de alunos que acompanham esses jovens e toda a nossa equipe que se empenham e se dedicam em executar esse um grande trabalho”.
Para a primeira-dama e promotora de justiça Kika Dorilêo Baracat, utilizar a modalidade artística como elemento de inclusão traz muitos benefícios, principalmente no que tange a mudança de atitudes e de comportamentos. “Muitos pais relatam que o projeto Caderno II ajudou a mudar a conduta dos filhos, que passaram a ter um desempenho melhor em casa e na escola, e esse fator tem transformado e mudado para melhor a vida desses jovens”.
Quanto ao espetáculo ‘O circo chegou à cidade”, Kika Dorilêo elogiou a condução e desenvoltura no palco, que atraiu olhares atentos de todas as faixas etárias. “Saio daqui encantada, porque o Caderno II apresentou hoje um espetáculo que não fica devendo nada para nenhuma outra equipe teatral daqui do Estado de Mato Grosso. Foi lindíssimo e animado, tenho certeza que todos que vieram assistir essa peça teatral saem daqui animados como eu e o Kalil, e podemos esperar muito mais em 2023”.
A moradora do bairro Costa Verde, Maria Madalena Cerqueira de Souza, foi conferir a apresentação do seu sobrinho José Nelson que atua como integrante do grupo musical do Caderno II. “Eu estou muito feliz em ver essa apresentação. Tenho certeza de que ele será um grande músico, porque ele é muito disciplinado e almeja o sucesso. Eu acredito que ele vai ter um futuro brilhante, porque ele toca muito”.
Quanto ao Caderno II, Maria Madalena disse que o projeto social é maravilhoso porque incentiva as crianças a correrem atrás dos sonhos e a música faz com que eles tenham um potencial grande. “A Prefeitura Municipal de Várzea Grande está de parabéns por essa bela iniciativa”.
Vanuza Barbosa da Silva, mãe da dançarina Carla Bruna da Silva Costa, relata que a jovem entrou no Caderno II este ano e que esta é a primeira vez que ela se apresenta em um palco e para um público enorme. “Ela já se apresentou em eventos na escola, mas essa é a primeira vez em um espaço reservado para espetáculos. Estou muito feliz e orgulhosa por ver a minha filha fazendo o que gosta. Esse projeto tem mudado a vida de muitas famílias, em especial a minha, eu só tenho a agradecer”
A coordenadora do Caderno II, Kelcilene Brites disse que foi uma emoção ver os integrantes do grupo se apresentarem em um espaço nobre como o Cine Teatro Cuiabá. “Com certeza esse espetáculo vai impactar a vidas desses jovens, onde muitos deles têm o desejo de se inserir no mundo artístico. Eles escreveram a peça, fizeram o roteiro, escolheram a música, o figurino e se dedicaram aos ensaios. E o resultado foi esse lindo espetáculo com recorde de público e para uma segunda-feira. Estou muito feliz por encerrarmos o ano de 2022 com chave de ouro”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que ficou impressionada com o teatro musical e com a capacidade artística e a desenvoltura que os jovens tiveram no palco. “Mais que incentivadora, sou apaixonada por esse projeto, que tem como foco principal, a valorização da vida. Hoje é um momento de muita emoção porque esses jovens estão experimentando o que é um teatro, e essa experiência que a arte e cultura trazem fortalece os vínculos familiares e comunitários com mais empatia, com mais sensibilidade, com mais criatividade. Eu acredito que todo adolescente que experimenta uma vivência cultural e artística, certamente é um adulto muito mais forte diante do mundo”.
E para 2023, a titular da pasta disse que será um ano marcado por surpresas. “Basta observar a finalização do encerramento das atividades do Caderno II com esse super espetáculo aqui no Cine Teatro. Para o ano que vem, vamos romper as barreiras e os limites da nossa unidade, alcançando outros públicos. Certamente será também inesquecível”.
Fonte: Secom-VG