Da Redação
Única News
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos sociais Bombeiros do Futuro, Musicalizar e Karabom. Os interessados têm até o dia 5 de maio para se inscrever (clique aqui). Ao todo, foram disponibilizadas 475 vagas.
O CBMMT tem se destacado, ao longo dos anos, por seus projetos sociais inovadores, que visam beneficiar crianças e adolescentes por meio de atividades educativas, esportivas e musicais. Os projetos Bombeiros do Futuro, Musicalizar, e Karabom são voltados para a formação cidadã e profissional desses jovens, oferecendo oportunidades únicas de desenvolvimento pessoal.
Além dos projetos já mencionados, o CBMMT está dando mais um passo em sua iniciativa social ao lançar o projeto Musicalizar – formação de banda. Esse novo projeto visa atender o público juvenil que já possui habilidades musicais e deseja aprofundar suas técnicas musicais, bem como ter a oportunidade de ingressar na formação da banda do projeto Musicalizar.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges, ver as crianças e adolescentes desenvolvendo novos talentos e habilidades é a prova do poder transformador dessas iniciativas.
“Nós estamos extremamente orgulhosos do impacto positivo que nossos projetos sociais já tiveram na vida de mais de 158 mil crianças e adolescentes, e a nossa intenção é ampliar ainda mais esse número com a criação do projeto musicalizar formação de banda”, afirmou o comandante.
O coordenador de Articulação e Integração Comunitária do CBMMT, capitão Josuel Vieira, ressaltou a importância de proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para crianças e adolescentes, destacando que essas iniciativas contribuem não apenas para a formação individual dos jovens, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.
“Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor e inspirador para que os jovens possam explorar seus talentos e habilidades. Através dos projetos sociais do CBMMT, buscamos despertar o potencial de cada participante, estimulando seu crescimento pessoal e promovendo valores como trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade”, enfatizou o capitão.
Inscrições
As vagas são destinadas a estudantes da rede regular de ensino (público ou privado), conforme as faixas etárias abaixo:
- Projeto Social Bombeiros do Futuro/PSBF: 8 a 12 anos (245 vagas disponíveis)
- Projeto Social Karabom/PSKBOM: 8 a 14 anos (150 vagas disponíveis)
- Projeto Social Musicalizar Inicialização (PSMus): 9 a 14 anos (30 vagas disponíveis)
- Projeto Social Musicalizar Formação de Banda (PSMus): 12 a 17 anos (50 vagas disponíveis)
O calendário de eventos, critérios de seleção e outras informações podem ser consultadas no edital disponível aqui.
As inscrições para Cuiabá e Várzea Grande podem ser feitas por meio deste link ou nas unidades do município, a partir desta segunda-feira (15). Já para Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento, as inscrições devem ser feitas apenas nas unidades dos municípios.
Dúvidas e orientações deverão ser solicitadas à Coordenadoria de Articulação e Integração Comunitária pelo telefone (65) 9 9615-5814.
Projetos sociais
O projeto Bombeiros do Futuro teve início em 1994 como Bombeiro-Mirim e passou por uma reformulação em 2006. Ele oferece um curso gratuito nas Unidades de Bombeiros Militares (UBMs) ou em outras unidades públicas. O objetivo do projeto é selecionar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas com alto índice de criminalidade ou outros fatores de risco.
O curso abrange disciplinas como história do bombeiro, noções de salvamento, primeiros socorros e educação ambiental. Além disso, o programa visa desenvolver habilidades socioemocionais valiosas em diversas áreas.
Já o projeto Musicalizar tem como propósito contribuir para a formação cidadã e profissional de crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino musical. O curso tem a duração de três anos e é oferecido anualmente nas dependências do CBMMT ou em UBM’s autorizadas do interior. O projeto prioriza a seleção de participantes em situação de vulnerabilidade social.
Durante o programa, os participantes têm a oportunidade de explorar disciplinas como teoria musical, prática instrumental, história da música e prática de conjunto, além de receberem orientação especializada.
O projeto Musicalizar tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que em 2021 articulou recursos de R$ 200 mil para a compra de instrumentos musicais, uniformes e materiais didáticos.
Por sua vez, o projeto de Karabom foi concebido pelo 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em 1999, em Rondonópolis-MT. Seu objetivo é incentivar o aperfeiçoamento pessoal por meio da prática consciente de atividade esportiva.
O projeto busca desenvolver habilidades técnicas e recreativas no aprendizado do Karatê, estimular o interesse pela escola, promover o convívio familiar e desenvolver o espírito de cooperação. Além disso, visa formar o hábito da prática esportiva.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews