As inscrições para a 4ª edição do Prêmio LED estão abertas até 12 de agosto. Em 2025, iniciativas transformadoras e inovadoras na área da educação serão reconhecidas com prêmios que totalizam R$ 1,2 milhão.
Os interessados em concorrer aos prêmios podem se inscrever no site do Movimento LED. O Prêmio LED faz parte do movimento criado pela Globo e Fundação Roberto Marinho para iluminar práticas transformadoras no ensino. Nesta edição serão distribuídos prêmios de R$ 200 mil para cada vencedor.
A premiação total será distribuída entre seis vencedores que se baseiam em quatro pilares principais de avaliação: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico.
Podem concorrer, gratuitamente, organizações, estudantes, educadores ou criadores de conteúdo.
No processo, deverão ser fornecidas informações pessoais, informações sobre a iniciativa inscrita e respostas relacionadas aos critérios de avaliação.
As iniciativas podem se encaixar nas seguintes categorias:
- Educadores inovadores:
Educadores de instituições de ensino e outras organizações públicas ou privadas, como escolas, universidades, cursos técnicos e/ou profissionalizantes e cursos livres
- Estudantes inovadores:
Estudantes de instituições de ensino e outras organizações públicas ou privadas, como universidades, escolas, cursos técnicos e/ou profissionalizantes e cursos livres;
- Empreendedores e organizações inovadores:
Negócios, startups, criadores de conteúdo (influenciadores, youtubers, tiktokers), instituições de ensino e outras organizações públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e mobilizadores sociais fora do ambiente escolar ou do campo 5 profissional da educação (cientistas, pais ou responsáveis de estudantes etc.)
É importante destacar que para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos. Além disso, a premiação não aceita iniciativas em andamento ou que estejam ligadas a partidos, religião, internacional sem atuação no Brasil ou vinculadas à organização e criadores do prêmio.
Cronograma Prêmio LED 2025
Para alcançar o prêmio final, os participantes precisam passar por diferentes etapas, que se estendem até dezembro. Em abril de 2025, um programa na TV Globo reunirá as melhores iniciativas.
- De 21 de junho a 12 de agosto: inscrições pelo site e preenchimento do formulário;
- De 13 de agosto a 16 de setembro: seleção dos projetos elegíveis, a partir dos formulários e dos vídeos enviados;
- De 17 a 30 de setembro: Aperfeiçoamento do formulário de aprofundamento para complementação da inscrição;
- De 1º a 25 de outubro: Avaliação dos inscritos pelo comitê técnico;
- De 28 de outubro a 18 de novembro: Entrevista para a definição de 15 finalistas;
- De 28 de novembro a 6 de dezembro: Avaliação dos finalistas pelo júri e conversa com beneficiários;
- Abril de 2025: Programa de premiação na TV Globo.
Para conferir as regras para participar da premiação, acesse aqui o regulamento oficial.
Fonte: primeirapagina