A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) realiza o 1º Acampamento Terra Livre (ATL) de Mato Grosso, na Praça Ulisses Guimarães, Centro Político e Administrativo de Cuiabá. A mobilização, que inicia nesta segunda-feira (10) segue até quinta-feira (13). Tradicionalmente realizado em Brasília no mês de abril, esse é o primeiro acampamento no estado. Segundo a FEPOIMT, o objetivo do acampamento é lutar por políticas públicas para os povos originários de Mato Grosso e denunciar a violação dos direitos.
Uma das principais lideranças indígenas do país, o cacique Raoni Metuktire, também deve participar do evento, com presença aguardada para o fechamento. Neste último dia será formalizado um documento para levar ao ATL nacional, que será realizado em Brasília.
O evento em Mato Grosso deve reunir cerca de 300 indígenas. O tema será “A falta de políticas públicas voltadas aos povos indígenas do Mato Grosso”. Serão abordados temas como educação, saúde, demarcação de terras, direito à consulta livre, prévia e informada, segurança e proteção territorial, gestão ambiental, mercado de carbono, barragens em rios, projetos de mineração, zoneamento do solo e empreendimentos hidrelétricos.
Ao final do encontro em Cuiabá, representantes dos 43 povos que compõem a FEPOIMT elaborarão um documento, que deve nortear a atuação do movimento indígena de Mato Grosso durante o evento nacional.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews