Começa nesta terça-feira (1º.11) a segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa, que segue até 30 de novembro. Todo o rebanho de bovino e bubalino, de mamando a caducando, deve ser vacinado, exceto nos municípios que já são zona livre de febre aftosa sem vacinação, como Aripuanã, Comodoro, Colniza, Juína e Rondolândia, todos na região Noroeste do Estado.
Conforme estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), é esperado que 33 milhões de bovinos e bubalinos sejam vacinados nesta etapa.
O coordenador de Defesa Sanitária Animal, Felipe Peixoto, ressalta que os produtores rurais devem comunicar o Indea a conclusão da vacinação do rebanho, ou o estoque de rebanho, no caso de produtores de zonas sem vacinação.
“A comunicação pode ser presencial nas unidades do Indea no interior e pelo Módulo do Produtor, sistema online da autarquia. O prazo é até 10 de dezembro. Já no caso dos municípios que já são zona livre de febre aftosa sem vacinação, os produtores rurais devem comunicar o estoque do rebanho até 30 de novembro”, observou.
Vacinação suspensa
A campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2022 pode ser a última em Mato Grosso e outros estados. A suspensão faz parte do Plano Estratégico da Febre Aftosa (PNEFA) criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto as instituições interessadas, para ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Mato Grosso está livre da doença desde 1996.
A presidente do Indea, Emanuele Almeida, ressaltou que a autarquia cumpriu integralmente os apontamentos determinados pelo Mapa e, assim, conseguiu evoluir o status sanitário de Mato Grosso. Segundo ela, a mudança será benéfica para os produtores mato-grossenses.
“Com o fim da vacinação, além da redução do custo com a aquisição da vacina, haverá a valorização da carne mato-grossense, além da abertura de novos mercados com o avanço para o melhor nível sanitário existente, como o mercado europeu, a Coreia do Sul e o Japão”, destacou.
Fonte: GOV MT
O governador Mauro Mendes se reuniu na noite desta quarta-feira, 2, com representantes das forças de segurança no Estado, Poder Judiciário e Ministérios Públicos Estadual e Federal para avaliar as mobilizações que acontecem desde o fim da eleição do último dia 30 de outubro, em Mato Grosso.
Na reunião, que aconteceu no Palácio Paiaguás, estavam presentes a presidente do Tribunal
de Justiça, Maria Helena Gargaglione Póvoas, o promotor de Justiça Mauro Zaque e os procuradores da República Rafael Pael e Gabriel Pimenta Alves, além do secretário de Segurança Pública Alexandre Bustamante, o comandante geral da PM, Alexandre Mendes e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Francisco Élcio Lucena.
“Fizemos uma avaliação do cenário dos bloqueios em todo o Estado. Acreditamos que o vídeo do presidente Jair Bolsonaro, em que pede a liberação e o fim dos bloqueios, que foi divulgado hoje, irá contribuir e muito para a desmobilização e, com isso, amanhã deverá estar tudo normalizado no Estado de Mato Grosso. Mas, caso não esteja, as providências serão tomadas”, destacou o governador Mauro Mendes.
O secretário Bustamante explicou que “as forças de segurança estão prontas para serem acionadas, caso o desbloqueio das vias públicas não aconteça”.
Em Mato Grosso, os bloqueios acontecem nas principais rodovias estaduais e federais, por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, em decorrência da derrota nas urnas no segundo turno.
Fonte: GOV MT
Depois de garantir os títulos de campeões e campeãs mato-grossenses, estudantes de 12 a 14 anos embarcaram, nesta terça-feira (01.11), para o Rio de Janeiro (RJ), onde representam o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). A primeira fase da competição nacional vai de 02 a 08 de novembro, com disputas nas modalidades de basquete, futsal, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Nesse primeiro traslado, a delegação mato-grossense conta com mais de 100 estudantes, oriundos de escolas públicas e privadas de vários municípios do Estado. A participação é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).
“Durante praticamente um ano, organizamos as seletivas regionais e estaduais, e agora chegamos a essa grandiosa logística, enchendo o aeroporto de jovens atletas, que se consagraram campeões estaduais. Estamos muito felizes em fazer parte desse momento e contribuir para o futuro do esporte em Mato Grosso”, enfatiza o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Com representantes em todas as modalidades, a segunda parte da delegação, composta por cerca de 150 estudantes, embarca para o Rio de Janeiro (RJ) na próxima terça-feira (08.11). De 09 a 14 de novembro, ocorrem as disputas de atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, voleibol e wrestiling.
Os jovens atletas mato-grossenses desfrutam de uma estrutura de alto nível, com hospedagem, transporte e alimentação garantidas pela organização do evento. Os locais de competição são os mesmos das Olimpíadas 2016 – os complexos esportivos do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e da Arena da Juventude, em Deodoro, na zona oeste da capital fluminense.
Além da jornada esportiva, os estudantes podem participar de diversas atividades no centro de convivência, localizado no Parque Olímpico, e da programação de turismo cultural pela cidade.
A competição nacional
Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Com disputas oficiais em 17 modalidades, o evento reúne quase seis mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos.
Todas as 27 Unidades Federativas são representadas no evento, que, muito além da competição, garante intercâmbio esportivo e cultural. Com participação de atletas de cada gênero em todas as modalidades, a competição nacional será seletiva para o campeonato sul-americano, a ser realizado no fim de 2022, aqui no Brasil.
A cerimônia oficial de abertura será nesta quinta-feira (03.11), às 19h. Toda a programação pode ser acompanhada por meio de transmissão ao vivo pelo canal de YouTube JogosEscolaresBrasileirosJEBs.
Fonte: GOV MT