Ari Miranda
Única News
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta do meio-dia desta sexta-feira (5) para atender uma ocorrência de queimada urbana em uma área de mato seco no Morro da Luz, no centro de Cuiabá.
Os agentes registraram a situação no alto do morro e a grande quantidade de fumaça e fogo no local.
VEJA VÍDEOS NO FINAL DESTA MATÉRIA
Segundo a corporação, ainda não se sabe o que ou quem poderia ter causado o incêndio, bem como o tamanho da área que foi consumida pelo fogo. No entanto, acredita-se que o fogo possa ter começado em alguma residência próxima ao morro ou até mesmo que a queimada possa ter sido provocada por usuários de drogas que frequentam o local para o uso de entorpecentes.
Devido à grande quantidade de vegetação seca pela estiagem e os ventos que sopram no local, o fogo se espalhou rapidamente.
De acordo com o capitão Diniz, que coordena as equipes do Corpo de Bombeiros no local, a equipe conseguiu um bom desempenho e está com a situação sob controle, destacando ainda que o combate às chamas já está encerrando o combate às chamas, pois a situação está sob controle.
As causas do incêndio serão investigadas.
QUEIMADA É CRIME
O período proibitivo do uso do fogo na região da Amazônia e Cerrado em Mato Grosso começou na última segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro. Já no Pantanal, ficam proibidas as queimadas até o dia 31 de dezembro.
Dentro do perímetro urbano a proibição do uso do fogo para limpeza de lotes permanece durante todo o ano. Já nas áreas rurais, as queimadas poderão ser realizadas somente fora do período proibitivo e com a devida autorização expedida pelos órgãos competentes.
Quem não atender a essas exigências e causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam causar danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, estará cometendo crime ambiental, e cumprirá pena de um a quatro anos de prisão e multa, conforme o que preconiza o artigo 54 da Lei Federal n° 9605 (Lei de Crimes Ambientais).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews