Idosos e pessoas com deficiência física não pagarão estacionamento de veículos nas áreas do Cidade Verde, no centro de Cuiabá. Os vereadores promulgaram uma lei que garante a isenção da cobrança.
A cobrança de estacionamento rotativo começou em fevereiro com o valor de R$ 3,40 por hora para carro e R$ 2 para motos. A Câmara dos Vereadores aprovou um projeto de lei que isentava idosos e deficientes físicos, mas houve veto da prefeitura. Na semana passada, eles derrubaram a restrição e promulgaram a norma.
O estacionamento gratuito não tem horário fixado nem o tempo que poderá ser usado por cada motorista ou piloto. Apesar disso, o projeto de lei diz que não será alterada a regra de vagas especiais. O projeto original destacava vagas fixas para idosos e deficientes. Ou seja, somente a cobrança foi suspensa.
“A proposição não altera o percentual das vagas especiais já existentes, assim como não cria qualquer desequilíbrio econômico no sistema rotativo pago. Apenas autoriza que a pessoa com deficiência e idosos possa adquirir a gratuidade que já é garantida por lei”, diz o vereador Adevair Cabral (Solidariedade), autor da proposta.
O estacionamento do sistema Cidade Verde está demarcado nas principais ruas e avenidas no centro de Cuiabá. A prefeitura diz que 100 parquímetros estão instalados na região, com disponibilidade de 2,3 mil vagas rotativas.
Fonte: olivre.com.br