Sophia @princesinhamt
Notícias

Hospital São Luiz de Cáceres é credenciado Amigo da Criança

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

A preconização da promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno, além de uma série de ações voltadas aos recém-nascidos desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da em seu primeiro ano de vida são os motivos que levaram o Hospital São Luiz, em Cáceres, a receber o título de Hospital Amigo da Criança. A unidade é credenciada e atente 85% dos pacientes junto ao Sistema único de Saúde (SUS).

A solenidade oficial do credenciamento aconteceu nesta quinta-feira (03.12), na unidade, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), deputados, gestores do hospital e sociedade.

A dona de casa Ana Luiza de Assunção é exemplo da importância da iniciativa. Ela teve seu filho no Hospital São Luiz e recebeu toda a orientação desde o pré-natal até os dois anos do bebê. “Foi uma experiência única o acompanhamento que o hospital me proporcionou. Ainda grávida tinha muitas dúvidas e informações desencontradas, mas com orientação e a forma correta de estimular a amamentação nos primeiros dias de vida foram fundamentais para meu filho ser um menino cheio de vida hoje com cinco anos”, disse Ana Luiza.  

O diretor executivo do hospital, Onair Nogueira, destacou o reconhecimento e atribuiu à toda equipe da unidade que se empenhou para ser um Hospital Amigo da Criança. Ele frisou os esforços para a conquista do título que aconteceu em 2013, com a Portaria 1.374, e envolveram todos os profissionais do hospital entre enfermeiros, médicos, técnicos e administrativo. “Nós empenhamos para cumprir os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e os 10 critérios e normas para o processo de habilitação. Somado a isso, a tradição do Hospital junto a Associação Congregação de Santa Catarina, que tem por objetivo primar pelo bem estar de seus pacientes”, destacou Onair.

A técnica do Ministério da Saúde, Renara Araújo, destacou que já são mais de 19 mil hospitais Amigo da Criança em todo o mundo e 329 no Brasil. Ela salienta que todos os municípios, por meio das equipes de Saúde da Família e maternidades podem desenvolver ações de promoção do aleitamento materno, buscando um futuro credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). “Parabenizo a gestão do Hospital São Luiz em promover a iniciativa na unidade em mostrar que o trabalho feito em equipe envolvendo desde o segurança até o médico fazem muita diferença para quem busca a unidade”, disse Renara.

O secretário-adjunto de Serviços de Saúde da SES, Werley Silva Peres, parabenizou a iniciativa do Hospital São Luiz e lembrou que o credenciamento se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. Ele destacou que o hospital é o segundo no estado a receber o título, o primeiro foi o hospital Santa Helena, de Cuiabá, em 2009. Estão em processo de credenciamento o hospital Santo Antônio, em Sinop e a Santa Casa de Rondonópolis. “Esperamos que exemplos como estes estimulem outras unidades a fazerem o mesmo. Hospitais interessados em conhecer o processo para desenvolver o IHAC, podem procurar a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Área Técnica Saúde da Mulher e da Criança”, explica Peres.

Participaram da solenidade o deputado Federal, , o deputado estadual Leonardo Albuquerque, diretor do Hospital Regional de Cáceres, Mário Rodrigo Kaoru, dentre outros.

Fonte: GOV MT

2024 word3

O governador Mendes e a -dama Virginia Mendes se reuniram com o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, e reforçaram a necessidade de estreitar as parcerias em ações sociais.

A visita do religioso ocorreu na tarde desta terça-feira (06.12), no Palácio Paiaguás. O arcebispo assumiu o cargo neste ano.

Na visita, foram discutidas parcerias em ações sociais e questões relacionadas a causas indígenas e reforço dos valores cristãos. Também participaram da visita o padre Diego e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Jordan Espíndola (Gabinete).

Mauro Mendes ressaltou a importância da igreja para o fortalecimento dos valores morais e da religiosidade, bem como das ações em prol dos que mais precisam.

“A vida moderna, a tecnologia, tem feito as pessoas conviverem menos. E a Igreja tem esse bonito papel de manter essa convivência acesa, pelos valores e pela fé. O nosso povo cuiabano é um povo fácil de fazer amizade, são afáveis, porque temos uma cultura recente, com muitos imigrantes. Muitos que vieram para cá deixaram sua família e aqui fizeram novas amizades. É da nossa cultura. E estamos à disposição para continuar nossas parcerias com a Igreja”, pontuou.

A primeira-dama Virginia Mendes classificou como “uma honra” receber o arcebispo, que fez a primeira visita oficial ao Palácio Paiaguás desde que assumiu o posto.

“É muito bom receber o Dom Mário. É a primeira vez que ele vem nos visitar, e nós somos muito fervorosos na fé. Somos católicos e para nós é uma honra poder estar ao lado dele”, declarou.

Natural do estado de São Paulo, o arcebispo Dom Mário elogiou a recepção dada a ele pelo povo cuiabano.

“Esse espírito de familiaridade não é tão grande em outras cidades grandes. Cuiabá e são unidas pelo rio. A gente sente essa acolhida no aspecto da comunidade, da religiosidade, mas também no aspecto da amizade. Pessoas que às vezes não frequentam a igreja, mas que conversam com a gente, buscam proximidade”, relatou.

O religioso também falou sobre o valor da fé em para a humanidade.

“Com a fé, as dificuldades têm sido melhor superadas, com mais união e solidariedade. Onde falta fé, as coisas ficam mecânicas, materiais. A fé nos ajuda a colocar mais sentido nas lutas, nas provações”, concluiu.

Fonte: GOV MT

2024 word3

O secretário-adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, enfatizou, em entrevista ao podcast “MT Conectado”, a importância da vacinação para a contenção dos casos da Covid 19.

Segundo ele, houve, nos últimos dias, um aumento significativo na procura por testes de Covid-19, mas ainda há um grande número de pessoas sem a vacina de reforço.

“Estamos entrando em um ciclo epidêmico com alta transmissão do vírus. Os casos têm sido leves, mas é importante que a população se conscientize e imunize crianças, adolescentes, adultos e idosos”, alerta Melo.

Ele explica que o surgimento de novas cepas mais resistentes é um episódio natural e esperado para as próximas semanas no Brasil. “São dois anos de adaptações e mutações do vírus. Quanto mais ele transmite, mais cria ambientes para novas variantes. Por isso, a vacina continua sendo a principal forma de controle da doença e para evitar internações”, reforça.

Durante a entrevista, Juliano Melo comentou ainda sobre a adesão ao protocolo de uso de máscaras, os estudos promovidos pelo Governo e o impacto da nova onda da doença em países da Europa, China e Estados Unidos.

O sexto episódio do podcast MT Conectado pode ser conferido na nos canais do Governo de Mato Grosso no Youtube e Spotify.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.