No dia 19 de novembro, o Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que funciona no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), comemorou três anos de funcionamento com 118.845 mil pessoas atendidas. Os dados são referentes aos atendimentos realizados desde novembro de 2019 a outubro de 2022. A unidade foi à última etapa entregue do HMC, em 2019, pela gestão Emanuel Pinheiro.
O pronto-socorro de Cuiabá passou por reestruturação ao longo desses anos. Nos últimos seis meses, a nova adequação refere-se à implantação de ferramentas, através do Projeto Nacional Lean nas Emergências do PROADI-SUS, sob a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, que resultou na redução de 22% da superlotação, conforme o NEDOCS (indicador de lotação de urgência e emergência).
Com a nova adequação, o Pronto-Socorro funciona com 51 pontos de cuidados divididos em sala de classificação de risco, sala de triagem médica, sala vermelha cirúrgica, sala clínica, observação adulto, sala de internação rápida, sala de decisão médica, sala de medicação, sala de sutura, sala de isolamento, sala de ortopedia, sala de oftalmologia e sala de bucomaxilofacial. O setor de Urgência e Emergência compreende ainda, Centro de Informações Antiveneno (CIAVE) e observação infantil. Ao todo são 57 leitos disponíveis.
Segundo a responsável técnica do Pronto-Socorro, Lucimar Cerqueira, as entradas são para pacientes em situação de urgência e emergência, provenientes da capital, Cuiabá e de municípios do interior do estado de Mato Grosso. “A maioria das vezes os pacientes são trazidos por ambulâncias dos municípios de Mato Grosso e Serviço de Atendimento Móvel ao Usuário – SAMU”, explicou.
Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão Emanuel Pinheiro, o Pronto-Socorro avançou muito na otimização no fluxo de atendimento aos pacientes. “A equipe é altamente preparada para atender situações graves, diariamente são muitas vidas salvas, em decorrência da rapidez e do bom atendimento, que são prestados com qualidade e humanização”, revelou Rós.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou a importância do Pronto-Socorro. “Tenho muito orgulho em proporcionar aos usuários do SUS está importante obra do Pronto-Socorro. Todos os dias chegam numerosos pacientes com alta complexidade, vítimas de diversas patologias ou traumas. E graças a essa estrutura, e profissionais treinados, a nossa gente recebe atendimento digno e respeitoso. Nossa gestão traz esperança às pessoas, que confiam na recuperação e tratamento proposto na unidade. Parabenizo a todos os dedicados profissionais que ajudam a melhorar a gestão com o êxito na prestação dos serviços”, enfatizou o prefeito.
HMC
A inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC e Pronto -Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” foi em 28 de dezembro de 2018. E o início do funcionamento dos setores da unidade hospitalar foi por etapas. Ao todo a estrutura compreende 315 leitos, sendo 225 leitos de enfermaria adulto, 30 leitos de enfermaria pediátrica, 50 leitos de UTIs adulto e 10 leitos de UTIs pediátrico.
Além disso, conta com heliponto, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), ambulatório com mais de 10 especialidades médicas, e exames como tomografia computadorizada, hemodinâmica, raio x, ultrassonografia, eco doppler, endoscopia, colonoscopia, modernos centros cirúrgicos e serviços laboratoriais de análises clínicas e oxigenoterapia hiperbárica.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews