O apresentador do Jornal Nacional William Bonner avisou em suas redes sociais que volta à bancada do noticiário na quarta-feira (22/2). No dia 10 de fevereiro, ele foi internado para realizar uma laparoscopia para a eliminação de hérnias inguinais.
A laparoscopia é um procedimento minimamente invasivo e, no dia seguinte à intervenção, Bonner já tinha recebido alta. O afastamento das telas foi maior apenas porque ele emendou o atestado médico com a folga de Carnaval.
As hérnias inguinais são saliências que surgem na região da virilha, na zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen. Geralmente, ocorrem devido a uma parte do intestino que “escapa” em um ponto de fraqueza muscular. São mais comum em homens do que em mulheres.
Alguns pacientes podem nascer com hérnias inguinais, mas a doença costuma se manifestar apenas na idade adulta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, estima-se que 20% dos homens vão apresentar o problema em algum momento da vida.
Alguns dos sintomas de hérnias inguinais são:
- – Dor ou desconforto na virilha;
- – Inchaço ou saliência;
- – Sensação de peso na região;
- – Dor que se alastra para os testículos nos homens.
A hérnia pode gerar complicações mais sérias de saúde, por isso a remoção é sempre indicada. Ela pode prender o intestino no escroto, interrompendo a circulação sanguínea na região e levando à falência do tecido.
Na laparoscopia de remoção de hérnia, pequenas incisões são feitas para que o cirurgião recoloque o intestino do paciente no lugar. Uma tela sintética para impedir a formação de novas hérnias e para fortalecer o tecido da região pode ser colocada.
Fonte: midianews