Febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e de cabeça. Esses são os principais sintomas de quem pega gripe. Mas você sabe qual o melhor remédio para tratar o vírus da Influenza, que causa a gripe? Em um vídeo publicado nas redes sociais, o farmacêutico Júlio César explica. Veja abaixo:
Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da Influenza, que possui alta capacidade de transmissão.
Dentro dos tipos de vírus influenza/gripe, destacam-se os tipos A e B, responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A associado a pandemias de grande escala.
A vacina da Influenza é a única prevenção contra a gripe. O farmacêutico explica que não existe um medicamento que combate o vírus, apenas contra os sintomas.
Saiba o remédio indicado para cada sintoma
💊 Júlio explica que pacientes que tenham sintomas como tosse com catarro, os mais indicados são expectorantes: Ambroxol, Bromexina e Acetilcisteína) ou mucolíticos, dependendo do caso. Se for tosse seca, a indicação é antitussígenos.
“Se o paciente estiver espirrando, com coriza, nariz coçando, os olhos coçando também, muito importante indicarmos antialérgicos como loratadina”, diz.
💊 Já para quadros de dores de cabeça e febre, são recomendados antitérmicos e analgésicos. São considerados ótimas opções pelo farmacêutico remédios como ibuprofeno, paracetamol e dipirona.
Prevenção 💉
A vacinação contra a gripe foi ampliada pelo Ministério da Saúde para atender todos os públicos. Em Cuiabá, a vacinação já está disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, a partir dessa quinta-feira (2).
A vacina utilizada nesta campanha é a trivalente, contendo uma combinação de três cepas de vírus, o que confere proteção eficaz contra os principais vírus em circulação no Brasil.
Fonte: primeirapagina