Em pó, ou ralado – como muitos mato-grossenses o chamam –, o guaraná é um suplemento cheio de benefícios para o corpo. Ele pode aumentar a disposição e diminuir níveis de colesterol, além de ser um bom substituto do café! Para saber mais detalhes sobre a bebida, o Primeira Página conversou com uma nutricionista; confira abaixo:
Benefícios do guaraná ralado
Por ser um estimulante, feito da torra das sementes da planta, o guaraná ralado pode ser diluído em água, sucos ou vitaminas. Mas, ele não deve ser misturado com bebidas que já possuam cafeína em suas composições, como alerta a nutricionista Iohana Muxfedlt.
O ideal é consumir até 2 gramas de guaraná diariamente, equivalente a duas colheres de chá. Ele funciona como estimulante para treinos de musculação ou outras atividades físicas.
Porém, a nutricionista lembra que devemos evitar ingerir a bebida no período noturno, já que ela pode causar muita energia e, consequentemente, insônia ou ansiedade.
Estimulante e regulação de humor ✅
A ação estimulante do guaraná vem, além da cafeína, dos compostos teobromina e teofilina, que atrasam a sensação de cansaço físico e melhoram o rendimento durante trabalho ou treinos, como explica a nutricionista.
Outro ponto explicado pela nutricionista é que a cafeína do guaraná é capaz de estimular a produção de hormônios como dopamina e serotonina – neurotransmissores que podem ajudar a diminuir a ansiedade e regular a sensação de bem-estar, melhorando, inclusive, o humor.
Controle de pressão arterial e colesterol ✅
A teobromina presente no guaraná também é responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial e se tornando uma forma de prevenção contra doenças como trombose, infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), segundo a especialista em nutrição.
O guaraná também é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com poder antioxidante, que ajudam a reduzir o colesterol “ruim”, triglicerídeos e LDL (Lipoproteínas de Baixa Densidade – tradução de ‘low-density lipoprotein’).
Quem não pode usar ⚠️
Apesar dos benefícios, o guaraná ralado deve ser evitado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças ou adultos com pressão alta, úlcera gástrica e duodenal, gastrite, cólon irritável, hipertiroidismo e arritmia, como alerta a nutricionista.
Pessoas com insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite também devem evitar o suplemento, já que ele pode piorar essas condições de saúde.
O alerta vale também para quem faz uso de medicamentos controlados. Nesses casos, para tomar o guaraná, é recomendado buscar orientação médica.
Fonte: primeirapagina