O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, explicou a proposta, que visa integrar melhor os cursos profissionalizantes oferecidos nas escolas técnicas com a educação superior.
A ideia é que os alunos que se formarem nas escolas técnicas possam ingressar diretamente em cursos tecnólogos na área em que se especializaram, como uma forma de continuar sua formação sem perder o vínculo com o mercado de trabalho.
“Os alunos das escolas técnicas, todas elas, não só da Secitec, mas das parceiras, que quiserem vocacionar a sua área técnica, vão subir direto para a Unemat, num curso tecnólogo na sua área. Vou dar um exemplo: técnico de informática com inteligência artificial. Se você é técnico em informática, está trabalhando nisso durante o dia, vem à noite e a Unemat vai te dar um curso tecnólogo em informática com inteligência artificial”, afirmou.
“Se você é da área de edificações, formou em edificações, já está trabalhando no mercado de trabalho, vem fazer uma faculdade de tecnologia em construção civil. A ideia é que o jovem vá direto ao ensino superior no trabalho que ele quer formar”, complementou.
O secretário ainda destacou a importância de corrigir a caminhada dos jovens desde os primeiros anos do ensino fundamental para evitar a evasão escolar.
“Nós precisamos acertar junto com os jovens, com a família, se é aquela vocação que os jovens precisam. E aí nós não vamos ter mais evasão, vamos diminuir a evasão, vamos ter bons funcionários”, disse.
Fonte: Olhar Direto