Sophia @princesinhamt
Notícias

Governo divulga Parque Tecnológico de MT na maior feira de inovação da China

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

O Governo de Mato Grosso apresentou o Parque Tecnológico do Estado na maior feira de tecnologia e inovação da China, a China High Tech Fair, em Shenzhen. A exposição foi realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que compôs a comitiva da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), na última semana (15 a 19 de novembro). 

O secretário da Seciteci, Maurício Munhoz, destaca que esta é a terceira vez que Mato Grosso participa da feira chinesa, que reuniu expositores de mais de 40 países em um espçao de mais de 300 mil m². Segundo ele, a feira é importante para gerar novas oportunidades de investimentos para Mato Grosso.

“A China High Tech Fair é um espaço para quem procura novidade e quer importar e exportar tecnologia. Quem tem um projeto como o Parque Tecnológico, naturalmente, tem de buscar projeção naquele mercado, pois lá é o lugar onde investidores do mundo todo buscam projetos para endossar”, observa o secretário.

2024 word2

“A participação de Mato Grosso é importante tanto para startups chinesas investirem no Estado, como, de outro lado, as empresas mato-grossenses terem ambiente fértil para investirem em projetos naquele país. Temos muito a aprender com a expertise chinesa na área da tecnologia e inovação e estamos desejosos pelo estreitar de laços”, completa.

Assessora internacional de Mato Grosso na China, Ariana Guedes aponta que o objetivo da Pasta é consolidar Mato Grosso no cenário da tecnologia e inovação, a fim de que o Estado possa ampliar oportunidades de negócios e desenvolvimento científico, por meio de parcerias com empresas de tecnologia que foquem no desenvolvimento sustentável, transferência de tecnologia, e, ainda, acordos entre centros de pesquisas e empreendedores para um intercâmbio de conhecimento.

“Desde 2020, nossa participação tem sido muito institucional. Apresentamos o Parque Tecnológico como um projeto em fase de implementação, mas que ao mesmo tempo está se preparando para receber os investimentos. Há três anos eu falo desse projeto na China. Queremos captar investimentos e parcerias. O que a gente espera é que consigamos, nos próximos anos, começar a trazer entidades acadêmicas, institutos de pesquisa, alunos, professores e, ainda, empresas de base tecnológica”, comenta a servidora.

2024 word2

Além da China High Tech Fair, o Parque Tecnológico também foi apresentado na 27ª Conferência Mundial do Clima (COP-27), no Egito, onde o Estado também apresentou o MTVerso – metaverso do Governo de Mato Grosso, que funciona como um escritório de representação global do Estado no ambiente . O projeto foi desenvolvido pela Seciteci e pelo Parque Tecnológico Mato Grosso, com tecnologia 100% desenvolvida pelo Núcleo de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), coordenado pelo professor Robson Gomes de Melo.

: GOV MT

2024 word2

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) representará Mato Grosso na 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo (MEC), entre os dias 28 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília (DF). O evento será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Com o tema “Tecnologia e Inovação”, o evento faz parte da agenda de ações da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e reúne atividades, como oficinas, apresentações culturais, palestras, mostra tecnológica, apresentações de trabalhos acadêmicos no formato oral e poster. O objetivo é criar um ambiente de aproximação entre as instituições de Educação Profissional e Tecnológica e o mercado de trabalho, além da integração e da troca de experiências entre as diferentes redes de ensino.

A comitiva mato-grossense reúne 16 participantes, entre alunos, professores e equipe técnica das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), selecionados com a melhor pontuação nos trabalhos durante a I Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET), realizada entre os meses de junho e agosto.

Os projetos selecionados para participar em Brasília foram: “Uso de Resíduos na Adubação de Neossolo”, desenvolvido pela Escola Técnica Estadual de Poxoréu; a “Cápsula Biodegradável”, da ETE de Tangará da Serra; e “MT BIO” e “Piso Drenante”, ambos desenvolvidos pela ETE de Lucas do Rio Verde.

Entre as atividades, estão previstas mostras tecnológicas de projetos de inovação, que serão apresentados produtos, protótipos e processos inovadores. O evento contará ainda, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, envolvendo resumos expandidos de tese, dissertação, monografia, relatório e artigo referentes ao tema Tecnologia e Inovação.

“O evento é uma comemoração à educação profissional, onde estarão presentes várias instituições de ensino do país. Participamos do edital para a seleção dos trabalhos e conseguimos um estande para a exposição dos projetos das nossas escolas. Teremos a oportunidade de conhecer outras instituições e discutir novas ações de inovação na área”, enfatizou a superintendente de Educação Profissional e Superior (Seciteci), Pollyana Peron.

A programação é gratuita e aberta ao público. No evento também serão abordados temas como o panorama de execução dos estados, as tendências de inovação no setor da educação, e a repactuação de Programas Federais.

Confira a programação completa em: semanaept.mec.gov.br

Fonte: GOV MT

2024 word2

A Operação Lei Seca prendeu 10 motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana (26 e 27), em Cuiabá. Em duas edições da operação (103ª e 104ª), foram formalizadas 90 atuações por irregularidades detectadas com documentação dos veículos e dos condutores. 

A primeira operação aconteceu na madrugada deste sábado (26.11), na Avenida Fernando Correa da Costa, no bairro Poção. Um motorista foi preso flagrante delito por conduzir o carro em visível estado de embriaguez, condição comprovada no teste de alcoolemia. E, ainda, 124 veículos passaram por e 123 pessoas fizeram o teste de alcoolemia. Ao final, 43 veículos acabaram sendo removidos e 15 CNHs recolhidas.

Já a segunda operação, que ocorreu na madrugada deste domingo (27.11), na  Avenida Manoel José de Arruda, no bairro Grande Terceiro, 9 prisões foram efetuadas e 81 testes de alcoolemia realizados. 

Nessa ação, 88 veículos passaram por fiscalização, dos quais 40 resultaram em atuações diversas. Ao final da operação, 37 veículos, dos quais quatro são motocicletas, tiveram de ser removidos.

As duas edições da Lei Seca, realizadas sob a Coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão da Secretaria Estadual de Segurança Pública, empregaram equipes do Batalhão de Trânsito, Detran, , Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e SSE.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.