O Governo de Mato Grosso lançou nesta semana, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), dois programas de podcast, com o objetivo de aproximar o cidadão de temas importantes que impactam diretamente no seu dia a dia: tratam-se do MT Conectado e do Conecta Jovem.
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, explica que a proposta surgiu após a Secom identificar a necessidade de que as informações relativas ao Governo do Estado chegassem a um público diferente, que não consome informações pelos meios tradicionais, como rádio, TVs e sites.
“O objetivo da comunicação do Estado é fazer com que as pessoas tenham acesso à informação. Nós temos trabalhado muito com relação a isso e identificamos que precisamos estar nos locais onde o público está, principalmente os jovens: Youtube, Spotify e redes sociais”, observa.
A coordenação dos programas fica a cargo do secretário adjunto de Comunicação Dirigida, Leo Oliveira, que pontua que a intenção é facilitar a compreensão dos assuntos, além de sanar dúvidas da população em relação aos temas que serão tratados nos programas.
“Estamos mudando o conceito de comunicar. Queremos tratar temas importantes, e escolhemos o podcast por ser uma linguagem atual. As pessoas gostam de escutar e assisti-los”, destaca Leo Oliveira.
Com esse objetivo, o programa MT Conectado, comandado pelos jornalistas Fernando Martins e Elisete Mengatti, coloca em discussão temas de grande relevância para o dia-a-dia da população, sempre contando com um convidado de dentro ou fora do Governo de Mato Grosso.
Já o programa Conecta Jovem, apresentado por Leo Oliveira e pela radialista Mariel Mattos, pretende fomentar a interação do público mais jovem com os assuntos do Governo do Estado.
“Geralmente o jovem não gosta de assuntos de política administrativa, acha que isso é muito burocrático e distante dele, mas, pelo contrário, isso interfere diretamente na vida e no futuro dele. Então, vamos selecionar alguns temas e tentar quebrar o assunto, deixá-lo mais divertido e jovial”, comenta Leo, acrescentando que o programa também contará sempre com um estudante de ensino médio como convidado especial.
Primeiros episódios
Nesta semana de lançamento, os primeiros episódios do MT Conectado e do Conecta Jovem já foram ao ar. Eles contam, respectivamente, com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e do preparador de estudantes para o Enem, professor Sérgio Cintra.
Os programas são lançados sempre às terças e quintas-feiras, respectivamente, e podem ser acompanhados pelo Youtube e Spotify.
Confira aqui o primeiro episódio do podcast MT Conectado: Youtube | Spotify
Confira aqui o primeiro episódio do podcast Conecta Jovem: Youtube | Spotify
Fonte: GOV MT
O líder indígena Antônio Tukureakireu, do povo Bororo, destacou a sensibilidade do Governo de Mato Grosso em buscar uma solução conjunta para a construção da 1ª Ferrovia Estadual, de forma que viabilize a obra e, ao mesmo tempo, garanta os direitos e expectativas dos indígenas que residem nas proximidades do trecho.
A fala ocorreu durante a assinatura de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União e a empresa Rumo (que irá construir a ferrovia), nesta quinta-feira (03.11), com auxílio do Governo e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
A ferrovia estadual é uma obra pioneira e histórica que foi viabilizada pelo Governo de Mato Grosso no ano passado. Ela vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).
“É gratificante fazer parte desse momento. Fomos atendidos, tivemos espaço para o diálogo e para nossas especificidades. Os órgãos foram sensíveis, tiveram empatia, equidade e respeito. É um marco histórico”, disse ele.
Para Antônio, o acordo foi viabilizado de forma a respeitar os direitos dos povos tradicionais, cumprindo todas as exigências socioambientais relativas às terras indígenas.
“Esperamos que continue assim nessa gestão do senhor, que é uma pessoa sensível e respeitosa. Confiamos no senhor governador e precisamos do apoio dessa gestão, que tem um olhar diferenciado para o meu povo. Fico feliz por fazer parte desse marco”, ressaltou.
O governador Mauro Mendes pontuou que a solução foi encontrada de forma conjunta, e dará maior segurança jurídica ao empreendimento, que receberá investimento privado superior a R$ 12 bilhões.
“Um dos desafios do Brasil é criar um ambiente de segurança jurídica, onde se possa empreender. E não existe nenhuma região que prosperou sem segurança jurídica. Essa solução construída com empatia, vendo o lado dos povos indígenas e do empreendedor. Se nós temos uma alternativa como a ferrovia, temos que fazer”, reiterou.
De acordo com o presidente do TCE, Valter Albano, a discussão técnica realizada sob a mediação do tribunal contribuiu para que todas as partes saíssem satisfeitas,
“É um momento de extrema alegria porque representantes de várias instituições públicas e da sociedade civil, dos povos indígenas, estão aqui. Agradeço a cada membro que contribuiu para esse acordo, que evitará judicialização e será bom para todos”, concluiu.
Também participaram da assinatura: o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar; o procurador federal Rodrigo Pires de Miranda; a defensora chefe da Defensoria Pública da União em MT, Maria Clara; os representantes da Rumo, Valter Pedrosa e Luiz Ferrari; além de demais lideranças indígenas do povo Bororo.
A ferrovia
As obras da ferrovia devem começar nos próximos dias, com a implantação de 730 km de linha férrea. A previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025, enquanto o de Lucas do Rio Verde deverá ser finalizado até o 2º semestre de 2028.
A implantação da ferrovia vai impactar diretamente 27 municípios de Mato Grosso que estão próximos ao traçado da linha férrea, segundo estudos realizados pela Sinfra, além de tornar Mato Grosso mais competitivo, com maior capacidade de escoamento dos produtos do agronegócio, redução dos custos do transporte e melhoria da infraestrutura logística.
Fonte: GOV MT
O Governo do Estado promove o 1º Fórum de Poliomielite e Síndrome pós-poliomielite nos dias 4, 5 e 6 de novembro, com o objetivo de discutir os desafios e tratamentos da doença.
A abertura do Fórum será na sexta-feira (04.11), às 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, com a presença de autoridades do Estado. Na sequência do evento, será formada uma mesa redonda com o tema “Poliomielite – ainda está entre nós”.
Nos demais dias serão realizadas palestras com especialistas na área sobre os diversos aspectos da poliomielite, como diagnóstico, tratamentos e esclarecimento de dúvidas.
O evento é realizado pela Superintendência de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, ligada à Secretaria Adjunta de Ação Governamental da Casa Civil, em parceria com da Assembleia Legislativa, Prefeitura de Campo Novo do Parecis, Associação dos Deficiente de Campo Novo do Parecis, Universidade Federal de São Paulo, e Secretarias de Estado de Saúde, de Assistência Social e Cidadania, de Meio Ambiente e de Agricultura Familiar.
Fonte: GOV MT