Sophia @princesinhamt
Notícias

Governo de Mato Grosso lança linha de crédito para incentivo do uso do GNV

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

O Governo de Mato Grosso, por meio da agência de fomento estadual Desenvolve MT, lançou programa de financiamento para incentivo do uso do Gás Natural Veicular (GNV) para motoristas de táxis, de por aplicativos e empresas que desejam converter seus veículos. 

Destinado para pessoa jurídica e , o valor para financiamento será de até R$ 6 mil, com taxa de juros de 1,40% ao mês para a que pagar em dia, e 2,45% para pessoa física pagando em dia, com prazo de até 18 meses de financiamento.

Com a alta constante no preço do combustível, a troca para o GNV passou ser um negócio atrativo para quem percorre muitos quilômetros diariamente. Em uma expectativa realista, um veículo que percorre, em média, 350 quilômetros por dia, com o preço da gasolina a R$ 5,29, economizaria 51% com o gás natural. Além da vantagem de rodar mais e gastar menos, o GNV proporciona benefícios para o meio ambiente, emitindo 60% menos dióxido de carbono (CO2) do que a gasolina e o etanol.

De acordo com o Detran, apenas neste ano, 3.251 veículos foram convertidos para o uso de gás natural veicular em todo o Estado.

O presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, afirma que “o lançamento do programa do Governo visa melhorar a renda dos profissionais que utilizam o veículo para o seu trabalho, além de proporcionar a utilização de uma matriz energética mais econômica e sustentável’’.

De acordo com a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), o Estado possui seis postos de abastecimento de GNV, sendo quatro em Cuiabá, e dois em Várzea Grande, a expectativa é de que nos próximos meses mais dois estabelecimentos sejam inaugurados. 

Contratação

A linha de crédito “Kit Gás GNV” pode ser contratada por pessoa física que atua como motorista de aplicativo de transporte de passageiros ou taxistas, sendo necessário ter, no mínimo, 12 meses de atividade no ramo. O veículo deve estar em nome do solicitante do crédito e cadastrado no aplicativo de transporte.  

Para pessoa jurídica, sendo microempreendedor individual (MEI), ou micro e pequena empresa, o veículo deve estar em nome da empresa, e não precisa ter tempo mínimo de atividade.

As pessoas interessadas em financiar a conversão de seus veículos para GNV devem acessar a página http://www.desenvolve.mt.gov.br/kit-gas-gnv para obter mais detalhes, como fazer a simulação do financiamento, e documentos necessários para realizar o cadastro no portal de crédito, a solicitação é totalmente on-line. 

Em caso de úvidas, a Desenvolve MT disponibiliza os canais de atendimento telefônico (65) 98421-0366 ou WhatsApp (65) 65 8421-0356.

2024 word2

Fonte: GOV MT

2024 word2

O Governo de Mato Grosso lamenta a morte do jornalista e fotógrafo Edmar Maurício Barbant, registrada neste domingo (04.12), em decorrência de um câncer na bexiga. Ele tinha 61 anos, deixa esposa e filhos.

“Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento do fotógrafo Maurício Barbant na noite de hoje. Mato Grosso perde um grande profissional. Desejamos que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos, e conceda forças neste momento”, lamentaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.

A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, também prestou condolências pelo falecimento do jornalista. “Barbant foi um grande fotógrafo e um colega querido por muitos na profissão. Que Deus possa consolar os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza”, manifestou.

Natural de Dracena (SP), Barbant chegou em Mato Grosso em 1984 e passou por diversas redações de jornais. Nos últimos anos, atuava como fotógrafo da presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.  

Até o momento não há informações sobre o velório e o enterro do jornalista.

Fonte: GOV MT

2024 word2

O Circuito Mato Grosso de Vôlei de Praia, realizado em Cuiabá, de sexta-feira (02.12) a domingo (04), reuniu 57 duplas de dez municípios de Mato Grosso, com equipes femininas e masculinas disputando as categorias Sub 17, Sub 19 e Adulto.

De acordo com a organização do evento, mais de 3 mil pessoas passaram pela arena montada no Complexo Esportivo do Ginásio Aecim Tocantins. A competição, realizada pela Federação Mato-grossense de Voleibol em parceria com a de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), é a maior e mais estruturada edição até aqui, de acordo com os organizadores.

“Investimos na qualidade do evento, valorizando não só os atletas, mas também toda a cadeia produtiva do esporte. São muito profissionais envolvidos, da arbitragem, técnicos, fornecedores, professores, numa arena extremamente moderna, a mesma montada em competições nacionais. Isso dá outro caráter para o evento, motiva, inspira jovens atletas, profissionaliza. O resultado é um recorde de participações, inscrições de equipes de todas as regiões de Mato Grosso”, explica Nicanor Lopes, presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol.

Todos os jogos foram transmitidos em tempo real pelo canal do Youtube da Federação Mato-grossense de Voleibol, outra novidade desta edição. Além do público presente, o pico de audiência, registrado no sábado, chegou a duas mil pessoas acompanhando as partidas simultaneamente.

“Atingimos nosso objetivo de motivar a participação de equipes e do público. Estamos muito contentes com os resultados. Recorde de inscrições, público presente empolgado, público virtual conectado em todos os jogos, arena de alto nível. Isso mostra o crescimento exponencial do evento, um reflexo da valorização do esporte em Mato Grosso. É importante dizer que a valorização de atletas e toda a cadeia produtiva que a cerca é mérito dessa gestão do Governo de Mato Grosso, que incentiva e acredita no poder transformador do esporte”, destaca Nicanor.

Durante o evento, atletas de categorias de base e profissionais dividiram a mesma arena, proporcionando assim o que professores e treinadores chamam de pedagogia do exemplo, tendo os atletas já estabelecidos no esporte servindo de inspiração para os mais novos. Duplas de Cuiabá, Sinop, Cáceres, Sorriso, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Campo Verde, Várzea Grande, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde competiram.

“É muito motivador ter os mais jovens competindo no mesmo espaço que os profissionais, e numa arena de alto nível, uma competição que não deixa nada a desejar em comparação com eventos nacionais. Além de estrutura, o incentivo é muito importante. Já estamos colhendo muitos frutos com o , muitos aqui são bolsistas e futuros bolsistas. Com isso temos a elevação do nível de competitividade e, consequentemente, melhores resultados. Já podemos notar com bastante frequência os resultados dessa valorização, a quantidade de atletas de Mato Grosso em destaque em competições nacionais e internacionais”, aponta David Moura, secretário de Esporte da Secel.

O Projeto Olimpus tem ajudado muitos atletas e treinadores a elevar o nível técnico do esporte, garantindo destaque em competições nacionais de vôlei de praia, como explica o treinador profissional Ricardo Queiroz.

“Graças ao Projeto Olimpus, atletas de Mato Grosso alcançaram resultados que elevaram o nome do estado no vôlei de praia. Atingimos resultados incríveis na base, somos vice-campeões Sub 19, na etapa de Maceió, com a dupla Victor Pierre e Marcos Vinicius. No Sub 21 masculino, a partir do ano que vem, teremos pela primeira vez duas duplas representando Mato Grosso na etapa nacional. Outra grande conquista é a inédita convocação da atleta Barbara Jardins para a Seleção Brasileira Sub 19. Uma conquista histórica para Mato Grosso”, destaca Ricardo Queiroz, um dos mais bem classificados treinadores de Mato Grosso, que também recebe bolsa técnico do Projeto Olimpus.

2024 word2

2024 word2

2024 word2

2024 word2

2024 word2
 

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.