Uma comitiva de governadores colombianos se reuniu com o governador mauro Mendes, nesta quarta-feira (29.08), no Palácio paiaguás, para discutir oportunidades de investimento e troca de experiências sobre o modelo de desenvolvimento de Mato Grosso.
“Nosso país, a Colômbia, também possui um grande potencial de produção agrícola, e estamos buscando aprender com as experiências exitosas do estado”, afirmou a governadora do Departamento de Meta, Rafaela Cortés Zambrano.
ela destacou o comprometimento do governador Mauro Mendes com medidas que impulsionaram o agronegócio no estado.
“A expertise de Mato Grosso, liderada pelo governador Mauro Mendes, certamente nos guiará para o caminho certo no desenvolvimento de futuros negócios e oportunidades”, disse.
Mendes apresentou as políticas de desenvolvimento sustentável que Mato Grosso vem implementando, com foco na preservação ambiental e na conciliação entre produção agropecuária e a proteção dos recursos naturais.
“Nosso estado está na vanguarda da agricultura sustentável, investindo em tecnologias que protegem nossos recursos naturais e garantem um futuro próspero para as próximas gerações. Acreditamos no trabalho em conjunto entre o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental, mostrando que é possível produzir alimentos de forma eficiente e com respeito à natureza”, afirmou.
O governador também ressaltou o grande potencial de Mato Grosso em outros setores, como a mineração, a energia renovável e o turismo.
“O agronegócio é, sem dúvida, o carro-chefe de Mato Grosso, mas nosso estado é um celeiro de oportunidades em diversas áreas. A mineração, a energia renovável e o turismo são setores que se destacam e que, com investimentos estratégicos, podem impulsionar ainda mais o desenvolvimento do nosso estado”, disse.
Mendes finalizou destacando a importância da Colômbia para o fortalecimento dos negócios entre os países.
“A Colômbia tem se mostrado um parceiro estratégico para o Brasil, especialmente no agronegócio. O número crescente de empresas brasileiras por lá, inclusive de Mato Grosso, demonstra a confiança no potencial do país. Ver empresas mato-grossenses, com grande potencial no cultivo de soja e milho, impulsionando a produção colombiana, é um sinal claro de que estamos no caminho certo para fortalecer a produção nacional e expandir nossos negócios para o mundo todo”, completou.
A comitiva segue para Sinop, onde irá conhecer uma usina de etanol de milho, entre outras indústrias na região.
Participaram da reunião com o governador Mauro Mendes: o governador do Departamento de Vichada; Renson Jesús Martínez Prada, governador do Departamento de Arauca; Juan Guillermo Zuluaga Cardona, ex-ministro da agricultura e ex-governador de Meta; Arturo Adolfo Dajud Durán, gerente da iniciativa Soya-Maiz; Gabriel Jaramillo Sanint, fundador da Fazenda San Jose; Guilherme Scheffer, diretor financeiro e comercial Grupo Scheffer; Paulo Moreira Junior, CEO da Fazenda San Jose e Scheffer Colômbia; e Juan Pablo Albornoz Brahim, gerente administrativo e financeiro da Scheffer Colômbia.
Fonte: gazetamt