Sophia @princesinhamt
Notícias

Galeria Lava Pés recebe exposição nacional “Bancos indígenas do Brasil”

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Chega a Cuiabá a exposição “Bancos indígenas do Brasil”, que apresenta um pouco da diversidade cultural e beleza artística de 29 povos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu. A mostra será aberta nesta quinta-feira (03.11), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, localizada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A entrada é gratuita.

Composta por 86 bancos de artistas indígenas, a exposição tem curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim. Entre as etnias representadas estão a Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. Além dos bancos, a mostra inclui fotografias e vídeos de Rafael Costa.

A exposição “Bancos indígenas do Brasil” integra a Coleção BEI, que hoje é uma referência em arte indígena brasileira. É composta por 500 peças esculpidas em madeira, sendo a maioria em formato de animais, que revelam a beleza das formas, cores e grafismos da arte indígena. As obras aliam funcionalidade e beleza, ao mesmo tempo que são reconhecidos como objetos de arte e design. Todas são criadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum.

2025 word1

“A Coleção BEI nasceu de um deslumbramento estético com a  beleza das formas, cores, grafismos e texturas dos bancos indígenas brasileiros. A funcionalidade aliada à elegância revela a história e a cultura dos povos que os fabricam. Esta coleção reúne obras que dizem muito sobre a identidade brasileira”, destacam os curadores Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim.

Esta é a primeira vez que a exposição ‘Bancos indígenas do Brasil’ é apresentada em Cuiabá. A mostra nacional já circulou por outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e fora do país.

Para saber mais sobre a Coleção BEI, os artistas e as obras, acesse o site colecaobei.com.br 

Serviço:

Exposição Bancos indígenas do Brasil

Data: 03 de novembro a 24 de março de 2023

Horário: 8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Local: Galeria de Artes Lava Pés. Localizada no piso térreo da Secel-MT. Endereço: Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, Duque de Caxias, Cuiabá.

Entrada: gratuita

Fonte: GOV MT

2025 word1

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) passará a disponibilizar cursos e capacitações aos policiais militares. O Termo de Cooperação Técnica, que prevê a oferta, foi assinado nesta terça-feira (01.11) pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

O acesso aos cursos será virtual, por meio da plataforma Moodle, que já é utilizada por servidores do MPE através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Institucional do órgão. A cooperação entre as duas instituições tem validade de 60 meses.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, a assinatura do termo é de fundamental importância para a base de conhecimento da instituição, e para que o policial militar possa renovar seu conhecimento com os cursos de excelência oferecidos pelo MP.

Já o procurador-geral de Justiça se mostrou satisfeito com a colaboração, já que em outras vezes o MPE contribuiu com o trabalho da Polícia Militar, como no caso da disponibilização do Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP), para tramitar os inquéritos policiais militares.

“Com esta cooperação técnica, que é uma satisfação muito grande para nós, podemos passar toda nossa plataforma de cursos, disponíveis por meio da nossa Escola de Governo”, pontuou José Antônio Borges.

Fonte: GOV MT

2025 word1

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) disponibiliza 2.918 novas oportunidades de empregos para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho. As vagas estão disponíveis em 25 municípios do Estado, inclusive em Cuiabá e Várzea Grande. Há vagas também para pessoas com deficiência (PCD).

As vagas são para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande (403), Água Boa (70), Alta Floresta (06), Alto Araguaia (09), Alto Taquari (08), Barra do Garças (226), Brasnorte (01), Cáceres (21), Campo Novo do Parecis (20), Campo Verde (210), Canarana (17), Colíder (156), Guarantã do Norte (15), Juara (26), Lucas do Rio Verde (67), Nova Mutum (250), Pontes e Lacerda (100), Primavera do Leste (274), Rondonópolis (412), São José do Rio Claro (01), Sapezal (31), Sinop (288), Sorriso (198) e Tangará da Serra (71).

O trabalhador também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal http://empregabrasil.mte.gov.br/

Inscrição

Os interessados devem procurar a unidade do SINE mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais.

Estas oportunidades podem ser preenchidas ou alteradas a qualquer momento e sem nenhum aviso prévio.

Confira a relação das vagas de emprego em anexo.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.