Sophia @princesinhamt
Notícias

Fotojornalista da América Latina morre após longa batalha contra o câncer

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O fotojornalista Fablício Rodrigues (50), morreu na tarde desta terça-feira (22), em um hospital particular de Cuiabá, onde estava tratando de um câncer. Conhecido no meio da imprensa de Cuiabá e também por seus belos registros fotográficos, Fablício era servidor público na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com mais de 30 anos de carreira.

No início deste mês, o profissional chegou a receber a visita do deputado Max Russi (PSB), enquanto recebia atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Russi, por sua vez, fez um pedido de orações pela recuperação do profissional.

Em nota, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, lamentaram a morte do fotojornalista.

“Eu e a primeira-dama Virginia Mendes nos solidarizamos com a família desse profissional, que foi um guerreiro na luta contra essa doença tão terrível. Que Deus possa conforr os familiares nesse momento de dor”, afirmou o gestor.

A secretária de Comunicação do Governo de MT, Laice Souza, enalteceu a competência e o profissionalismo de Fablício, destacando a lacuna e as saudades que o colega deixará na imprensa da capital. “Era um colega que era muito querido por todos”, pontuou.

Fablício teve seu primeiro contato com fotografia no início da década de 90, quando se tornou laboratorista fotográfico do Governo de Mato Grosso. A função exercida por ele na época era revelar fotos, além de preparar equipamentos e soluções químicas para revelar filmes fotográficos.

Posteriormente, trabalhou no mesmo cargo em um jornal da cidade, onde permanceu por seis meses, até que ingressou na área, partindo para a fotografia de rua, aos 16 anos, atuando como fotógrafo da editoria de polícia.

Fablício deixa esposa, três filhas e um neto. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Fablício Rodrigues (in memorian)

FABLICIO.jpg

Fotógrafo registrou queda de 6 raios ao mesmo tempo no ano de 2015, em Cuiabá.

O “FOTÓGRAFO DOS RAIOS”

Fablício era, indiscutivelmente, um apaixonado pela fotografia. E tinha um hobby fotográfico especial, cultivado por ele nas horas vagas: O registro fotográfico de raios, capturados por ele da sacada de seu apartamento, durante tempestades em Cuiabá.

Em mais de 10 anos, o profissional registrou aproximadamente 200 fotos de relâmpagos na capital de Mato Grosso, que impressionam pela beleza do fenômeno natural.

VEJA FOTOS NO FINAL DESTA MATÉRIA

Em um de seus registros, feito no ano de 2015, Fablício conseguiu tirar uma foto com seis raios caindo ao mesmo tempo entre prédios na região da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na região dos bairros Jardim Aclimação e Alvorada, área comercial da capital.

“Durante o dia, tem que ser mais rápido que o raio, então não dá certo. Durante a noite, você deixa a máquina programada para 30 segundos, por exemplo, e a cada 30 segundos você dispara. Você vai tendo um pouquinho de paciência, porque ela está disparada, está aberta, então se o raio cai naquele momento você capta. Não tem muito segredo, tem que ter paciência”, disse o profissional, em uma entrevista concedida no ano de 2020 a um portal de notícias da capital.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.