Sophia @princesinhamt
Notícias

Fórum Internacional Online: Conectando Fornecedores e Compradores para Exportação

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fórum internacional conecta fornecedores e compradores com foco na exportação

Ao todo, 10 compradores da Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Canadá participam da programação de negócios do Sebrae/MT

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
04/12/2024 às 17:16

A sexta edição do “Fórum Sebrae de Negócios Internacionais” reuniu 19 empresários do ramo de alimentos e bebidas e representantes de cinco países interessados em comercializar os produtos mato-grossenses. A ação, realizada na última terça (03) faz parte da rodada de negócios, um programa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), que busca oportunizar aos empreendedores a internacionalização do mercado.

Ao todo, 10 compradores da Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Canadá participaram do Fórum. O analista de Negócios do Sebrae, Alberto Santana, explicou que todos os empreendedores participantes do encontro já foram orientados de como negociar e apresentar o produto com foco na exportação.

“O programa de internacionalização tem esse objetivo de fazer essa aproximação entre os compradores internacionais com os fornecedores de Mato Grosso. Esta rodada teve como foco alimentos e bebidas, porque o nosso estado tem essa potência, essa vocação para essa temática. Mapeamos e trouxemos representantes comerciais destes países para poder facilitar o acesso e, de fato, efetuar negócios com os possíveis compradores”, frisou.

Um dos participantes do Fórum, o diretor da Carpello Alimentos, Matheus Faganello de Paula, enalteceu o evento e disse que a empresa, que tem sede em Sinop, busca ampliar a participação no mercado interno e iniciar também a exportação dos produtos.

“Muito importante esta oportunidade que o Sebrae/MT está proporcionando. Atualmente estamos comercializando palmito, tomate seco e pepinos em conserva nas grandes redes de supermercado no estado. Visamos ampliar o mercado e aprender como podemos iniciar a exportação. Nosso objetivo é a expansão”, enfatizou.

No mercado há oito anos, a diretora da La Matriciana Massas, Silvia Biasoli, elogiou o evento e disse que o encontro demonstrou que a internacionalização é um caminho possível.

“Eu estou feliz em participar do Fórum. Eu não acreditava na possibilidade de exportação. Eu achava que eu não era capaz ainda, mas eu vim aqui e me surpreendi porque é possível. Os próximos passos é buscar a adequar os demais trâmites para efetivar o comércio internacional. O Sebrae/MT vai dar todo o suporte por trás de documentação e de licenças que eu preciso”, pontuou.

Representando a distribuidora de alimentos IbexComm, com sede em Montreal, no Canadá, Felipe Luiz Vareiro, disse que os produtos apresentados no Fórum têm potencial para o mercado internacional.

“O público brasileiro que mora fora do país tem sempre uma demanda muito grande no ‘mercado da saudade’- que é a vontade de consumir no exterior os produtos próprios do país de origem. Mas muito mais que isso, é ampliar a preferência por estes alimentos porque o Canadá é um país muito multicultural, com a presença de público latino, indiano, asiático, então esse público com certeza ajuda a alavancar os negócios brasileiros”, ponderou.

O evento

Durante o primeiro dia do Fórum, além da rodada de negócios, vários temas foram debatidos, entre eles, geopolítica e oportunidades, o impacto da Ásia no comércio global e orientações práticas sobre gestão financeira voltada para a internacionalização.

2024 word1
Professor e cientista político, Heni Ozi Cukier, destacou a importância da geopolítica para reconhecer oportunidades de mercado

“Participar da economia global exige o entendimento do que está acontecendo no mundo. E a geopolítica oferece uma ferramenta para a gente compreender para onde o mundo está indo e o que está acontecendo. Eu trouxe um pouco dessa ferramenta, de quebrar algumas visões que a gente tem, que a economia se sobrepõe sempre a tudo. E não é bem assim. Na verdade, a política tem um papel mais forte do que a economia, e na esfera internacional é ainda maior. E é importante para a gente se preparar para se precaver de riscos e encontrar oportunidades”, enfatizou o professor e cientista político, Heni Ozi Cukier.

Nesta quarta-feira (04), serão abordadas as estratégias das gigantes do e-commerce, Amazon e Alibaba, orientações de investimentos acessíveis e os pilares estratégicos de internacionalização.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.